24 fevereiro, 2006

TV digital: Brasil negocia com japonesas instalação de fábricas no Brasil

24/02/2006 - 16h07m

Globo Online

BRASÍLIA - O Brasil está negociando com o governo e indústrias japonesas a instalação de uma fábrica de semi-condutores no país em contrapartida a adoção do padrão de TV digital do Japão (ISDB). O governo está pressionando as indústrias daquele país, como Sony, NEC, Sharp e Semp Toshiba, para que apresentem uma proposta de instalação da indústria.

No início da semana, a ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, além do ministro das Comunicações, Hélio Costa, e representantes dos Ministérios da Fazenda e Desenvolvimento se encontraram para discutir o tema. A expectativa é de que depois do Carnaval seja realizada uma nova reunião, desta vez com representantes da matriz destas corporações.

O Japão tem uma forte indústria de componentes, o que é um dos interesses prioritários do Brasil, somado a indústria de software e de fármacos. O déficit da balança comercial no setor de componentes no Brasil chega a US$ 7 bilhões.

Somente de semi-condutores, o déficit é de US$ 2,5 bilhões. Os investimentos necessários para a instalação de uma indústria de semi-condutores (chips) no país seria de US$ 1 bilhão no curto prazo. Em compensação, o déficit da balança comercial poderia ser reduzido em cerca também de US$ 1 bilhão.

O governo está negociando inicialmente somente com os japoneses a instalação da indústria. Se os japoneses não aceitarem a proposta do governo brasileiro, ele ficará em condições iguais aos dos outros padrões de TV digital, americano (ATSC) ou europeu (DVB).

Fonte:
http://oglobo.globo.com/online/tecnologia/plantao/2006/02/24/191967974.asp

2 comentários:

Avó do Miau disse...

Olá! Voltei para ver suas actualizações e também para lhe dizer que tenho sentido a sua falta no meu cantinho!
beijihos.

hkclebicar disse...

Olá Daniela. Eu estou aqui em Caxambu, Sul do estado de Minas Gerais. Estou curtindo o carnaval da minha terra. Está excelente!
Alegro me por voce ter aparecido aqui no blog! Todo dia eu leio o seu para ver o que colocou lá de novo.
Até logo.
haroldo k