08 fevereiro, 2006

Em Baixa: a Feijoada. Em Alta: a Peixada.

Justificativa:

A feijoada, devido às gorduras saturadas das suas carnes, aumenta o LDL colesterol, também conhecido como colesterol ruim, que se oxida e dá origem à placas de gordura que se depositam ao longo das artérias. A obstrução de artérias por depósitos de gorduras é responsável pela maior causa de mortes a partir dos 40 anos.

Já os peixes são fontes de ômega 3, um óleo essencial que diminui a adesividade das plaquetas deixando o sangue mais fluido. O ômega 3 também diminui os níveis de triglicerídios e as possibilidades de obstrução vascular por placas de colesterol. Os peixes são digeridos mais rapidamente que as carnes e com isso evitam maiores formações de gases e dilatação do volume do abdome. Quanto mais gordura saturada, como as presentes nas lingüiças, nos miúdos, costelas e carnes de porco gordas, mais lenta é a digestão.

Comidas gordurosas são sempre contra-indicadas, principalmente no verão. Feijoada em dias quentes colabora para formação de inchaços e eleva a pressão arterial.

Excelente alternativa à peixada é ir à um restaurante japonês. Sushis, Califórnias e sashimis são leves, saudáveis e combinam com os dias de calor.

Peixes fontes de ômega 3: salmão, atum, bacalhau, sardinha, pargo, congro-rosa.


Fonte:
http://oglobo.globo.com/online/blogs/vivermelhor/

Nenhum comentário: