07 fevereiro, 2006

Cry Wolf, time to worry

Noruega quer matar 25% de lobos ameaçados de extinção

Alex Kirby
WWF diz que matança ameaça sobrevivência da espécie no país (Foto: WWF-Canon/Chris Bahr)


O governo da Noruega decidiu matar cinco dos lobos cinzas do país, o que representa um quarto de toda a sua população desses animais.
O governo diz que a medida é necessária para proteger rebanhos domésticos, mas um grupo ambientalista condenou a matança.

O WWF da Noruega diz que tiros já atingiram dois lobos, um deles de uma alcatéia que não tinha sido escolhida como alvo, e que agora teme que o grupo não consiga sobreviver.

Os lobos são protegidos na Noruega e estão na lista de espécies em extinção do país. O WWF diz que muitas pessoas se opõem à matança e está pedindo a sua suspensão. A decisão de matar cinco dos 20 sobreviventes na Noruega foi adotada pelo associação de natureza do país, que assessora o governo.

'Em risco'

"Se o ministro do Meio Ambiente da Noruega não suspender a caçada, ele terá a honra duvidosa de permitir a caça regular de uma espécie ameaçada nacionalmente de extinção", disse Rasmus Hansson, diretor do WWF da Noruega.

"A matança de 20% a 30% de uma população desse tamanho é uma séria ameaça à sobrevivência dessa espécie na Noruega".

"Essa prática é contrária aos padrões aceitos internacionalmente para gerência de animais selvagens. Nenhum país que eu conheço tem uma política tão agressiva contra seus lobos."
A reprodução dos lobos pode estar ameaçada (Imagem: WWF-Canon/Chris Martin Bahr)

O Parlamento da Noruega decidiu em maio que o país deveria manter pelo menos três alcatéias de famílias de lobos.

As alcatéias podem variar em tamanho, de dois adultos a dez ou mais animais de várias gerações. O WWF diz que a matança pretendida vai reduzir o número de alcatéias a no máximo duas.

"Em 15 de janeiro atiraram em um lobo de uma alcatéia e no dia 21 de janeiro, em uma fêmea de outra alcatéia que não era alvo", disse Hansson à BBC.

"Não sabemos o tamanho exato da alcatéia que foi alvo, porque não sabemos se produziu filhotes no verão passado. Se produziu, eles vão ficar órfãos".

"Agora, provavelmente, ao matarem o animal errado, eles arruinaram outra alcatéia. O animal era uma fêmea alfa (líder da matilha, junto com o macho também alfa), o que pode ter afetado a reprodução e a alcatéia pode ser dissolvida."

Declínio

O WWF diz que, em 2001, havia entre 50 e 80 lobos na região sul da Noruega e da Suécia, que consistiam diferentes famílias.

Naquele ano, a Noruega aprovou a matança de oito dos seus 25 lobos, dos quais permanecem 20 hoje, porque a meta não foi cumprida.

Há apenas 20 lobos dessa espécie na Noruega (Imagem: WWF-Canon/Roger LeGuen)

Um estudo recente sobre a população de lobos em toda a Escandinávia concluiu que há 120 animais, no máximo.

"Há um risco sério de degradação genética nessa população, por causa de seu tamanho reduzido. Uma população geneticamente saudável deveria ter pelo menos 800 indivíduos", disse Hansson.

"A matança tem o objetivo de proteger ovelhas. A criação de ovelhas ocupa 80% do território da Noruega".

"Temos 250 mil a 300 mil alces e 30 mil renas. Dentro dessa perspectiva, 800 lobos não deveriam ser demais."

Fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2005/01/050121_lobosmla.shtml

Nenhum comentário: