23 fevereiro, 2006

Lula encerra maratona por seis estados emocionado com carta de menina pobre

23/02/2006 - 02h04m

Isabel Braga - O Globo

MARABÁ (PA) - Na última etapa de sua maratona de viagens por seis estados do Norte e Nordeste, em dois dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva emocionou-se e emocionou a platéia com a leitura de uma carta de uma menina de 11 anos, durante a visita às obras de ampliação do campus da Universidade do Pará na cidade de Marabá.

Na carta, a menina Faina Laine da Silva, que cursa a quarta série, desfiou o rosário de pobreza da família e pediu ajuda ao presidente: "Presidente, meu pai é desempregado, minha mãe tem inflamação nos ossos e não pode trabalhar. Meu irmão Lucas de dois anos está doente, com infamaçao na boca, cheia de ferida, tá podre. E eu estou muito triste, presidente, porque gosto de estudar e não pude ir prá escola porque não tinha caderno nem farda (uniforme). Peço que o senhor ajude, porque moramos de aluguel e a mulher está tirando a gente", dizia a carta lida por Lula que, emocionado, disse que recebe muitos pedidos de brasileiros, mas que aquilo poderia continuar daquele jeito.

- Que coisa mais desagradável, mais sem graça não ir à escola porque não tem caderno - disse, dirigindo-se ao ministro da Educação que estava na comitiva.

- E tem que ver essa boca do menino, que está podre - completou chamando, do microfone, o médico do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgêncial) para cuidar do menino, para encaminhar o tratamento.

Depois, Lula chamou a mãe da menina, Lívia Nunes da Sailva, 28 anos, para prometer que ajudaria a família.

-Jamais imaginei que ele fosse tão bom assim - disse depois a mãe sobre o presidente, contando a "novela" que foi para a menina conseguir entregar a carta a Lula.

- Eu pedi prá ele me ajudar com uma casa e ele me disse que vai dar um jeito - acredita Lívia.

Fonte:
http://oglobo.globo.com/online/pais/plantao/2006/02/23/191952706.asp


Nenhum comentário: