13 fevereiro, 2006

Morre autor de livro que deu origem a 'Tubarão'


Peter Benchley também apareceu no filme, como um repórter
O escritor americano Peter Benchley, cujo romance Jaws deu origem ao filme Tubarão, morreu aos 65 anos.


Ele morreu de complicações decorrentes de uma fibrose pulmonar, um endurecimento progressivo dos pulmões que tinha sido diagnosticado no fim do ano passado, de acordo com seu enteado Chris Turner.

"Ele foi em paz", disse Turner, acrescentando que a mulher do escritor, Wendy, e outros membros da família estavam a seu lado.

Graduado na Universidade de Harvard, criado em Nova York, Benchley escreveu discursos para o presidente Lyndon B. Johnson.

Infância

Além disso, ele trabalhou como jornalista antes de se tornar escritor de romances e publicar Jaws em 1974.

Benchley teve dois filhos. Uma vez ele disse que se interessava por tubarões desde a infância, quando passava períodos na ilha de Nantuckett, na costa de Massachusetts.

O livro, sobre um grande tubarão branco que aterrorizou uma cidadezinha em Long Island, vendeu mais de 20 milhões de cópias.

Ele teve um pequeno papel no filme dirigido por Steven Spielberg em 1975, como um repórter. Benchley também escreveu o roteiro do filme, um dos maiores sucessos do cinema de todos os tempos.

Ambientalista e mergulhador, seu entusiasmo pelo mar continuou em livros como The Deep e The Island.

Apesar de ter escrito sobre o terror vindo das profundezas, Benchley disse que "nunca foi ferido por uma criatura marinha, exceto por águas-vivas e ouriços-do-mar".

"Se você for cuidadoso, não tem que se preocupar em ser atacado por seres marinhos", escreveu ele em seu site.

Fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/cultura/story/2006/02/060213_tubaraoescritor.shtml

Nenhum comentário: