08 fevereiro, 2006

Leitores aprovam viagens de Lula, mostra enquete

07/02/2006 - 16h46m


Hilda Badenes - Globo Online

RIO - O GLOBO ONLINE perguntou aos leitores o que eles achavam das viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que embarca na noite desta terça-feira para a África. Dos 1.252 internautas que responderam à enquete, 57,83% acreditam que elas são importantes para a política externa e o comércio do país. Uma parcela de 12,70% acha que as viagens atrapalham um pouco a condução do governo, mas reconhecem sua importância. Já um percentual de 29,47% as considera inúteis, pois não geram grandes ganhos.

O presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS), Geraldo Tadeu Monteiro, avaliou como positivo o resultado da enquete, que, em sua opinião, reflete um amadurecimento dos eleitores sobre o assunto.

- Eu acho muito interessante porque mostra que a população está mais madura a esse respeito. Desde os dois governos de Fernando Henrique, o Brasil tem se caracterizado por uma política externa mais ativa. A figura do presidente vem sendo explorada como alavanca de negócios, acordos comerciais. E a população tem percebido que são importantes - explicou.

Monteiro ressalta, no entanto, que esta percepção independe da figura do presidente Lula.

- São dois fenômenos independentes. Lula tem um carisma muito grande, internacionalmente também é badalado, e faz bem à diplomacia brasileira. Mas acredito que a causa dessa aprovação (na enquete) não seja sua atuação ou popularidade, e, sim, o reconhecimento da população de que essas viagens têm sido importantes para a economia.

O cientista político Marcos Figueiredo, do Iuperj, concorda com as avaliações de Monteiro. Ele afirma que o resultado da enquete é uma demonstração de que os leitores têm consciência das funções presidenciais, e uma delas é promover o país em viagens de interesse. Figueiredo ressalva, no entanto, que o perfil dos leitores da internet é de pessoas bem informadas. Segundo ele, se a consulta fosse feita nas ruas, com um universo mais amplo, o resultado poderia ser diferente:

- É um assunto de pouca atenção popular. Talvez houvesse um número um pouco maior de reprovação. Até porque os programas humorísticos sempre fizeram piada com os as viagens presidenciais.


Fonte:

http://oglobo.globo.com/online/pais/mat/2006/02/07/191598148.asp

Nenhum comentário: