16 fevereiro, 2006

'Inglês não será mais vantagem no mercado de trabalho'

Falar apenas inglês não dará vantagem no mercado de trabalho  O fato de que o inglês será uma língua falada por pelo menos dois bilhões de pessoas - nativos e estrangeiros - em todo o mundo num futuro breve fará com que o seu domínio não seja mais uma vantagem competitiva, segundo um estudo publicado pelo Conselho Britânico.
Assim, as pessoas que dominam uma língua estrangeira adicional - como espanhol, árabe ou mandarim - estarão um passo à frente.

Segundo o Conselho Britânico, que é a agência responsável pela promoção da cultura britânica no exterior, já que mais adultos usam a língua inglesa todos os dias, a procura por aulas de inglês vai começar a cair.

O autor do estudo, David Graddol, afirma que apenas crianças e pessoas muito jovens vão ter necessidade de aprender a língua.

Preguiça

De acordo com Graddol, a língua inglesa não é mais propriedade de nativos como britânicos e americanos, que não são mais as melhores pessoas para ensinar o idioma.

O estudo afirma também que as pessoas que têm o inglês como língua original são notoriamente preguiçosas para aprender outro idioma, já que confiam no fato de que os outros se dão ao trabalho de aprender inglês.

Assim, essas pessoas deveriam ver o estudo, chamado "Triunfo do Inglês", como um sinal de alerta de que está na hora de aprender outra língua, para que não percam vantagens no mercado.

Na Grã-Bretanha, as escolas vão ter que assegurar a partir de setembro que pelo menos metade de seus alunos estude uma língua estrangeira até completarem 16 anos.

Fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2006/02/060215_linguainglesa.shtml

Nenhum comentário: