15 fevereiro, 2006

Piauí implanta sistema cubano de alfabetização em três cidades

10/02/2006 - 21h57

JOSÉ EDUARDO RONDON
da Agência Folha

Moradores de três municípios do Piauí participam de um programa de alfabetização que utiliza um sistema cubano de ensino. Denominado "Sim, eu posso", o método foi implantado no Estado após um acordo firmado entre o MEC (Ministério da Educação) e o governo de Cuba.

Em novembro e dezembro de 2005, em caráter experimental, 68 alunos foram alfabetizados nas cidades de Murici dos Portelas, Caxingó e Buriti dos Lopes. Para 2006, a previsão é que 1.500 habitantes do Piauí concluam o programa de alfabetização, disse o coordenador do método, o cubano Carlos Martinez, que tem mestrado em Ciência Pedagógica.

O prazo estimado para a alfabetização de cada aluno é de 35 dias, afirmou Martinez. No Piauí, programas de alfabetização levam em média sete meses para serem concluídos.

Para o professor, o principal fator que faz com que o método cubano realize a alfabetização de forma mais rápida é a familiaridade dos alunos, em sua maioria formado por adultos, com números em sua vida cotidiana.

"Eles recebem salários, sabem contar dinheiro. E o método usa, para cada letra do alfabeto, um número correspondente. A partir do contato com os números, os alunos conseguem montar as frases de forma mais rápida, ler e entender em um espaço de tempo mais curto."

Com a utilização de uma TV, um aparelho de vídeo e uma cartilha de alfabetização, os alunos --no máximo dez por turma-- assistem as aulas, que duram cerca de uma hora e meia, com a presença de um alfabetizador.

Os recursos utilizados para a implantação do projeto no Piauí são destinados por intermédio do programa do governo federal Brasil Alfabetizado. O diretor de educação de jovens e adultos do MEC, Timothy Ireland, disse que cerca de R$ 100 mil serão utilizados para a realização do sistema cubano de alfabetização no Estado.

O método cubano de ensino já despertou o interesse de outros Estados. Uma delegação da Secretaria da Educação do Paraná visitou os municípios que implantaram o programa para conhecer detalhes do projeto, informou a Secretaria da Educação do Piauí.

O órgão disse ainda, por meio de sua assessoria de imprensa, que a Secretaria da Educação do Ceará fez contato por telefone também demonstrando interesse na implantação.

Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u18358.shtml

Nenhum comentário: