24 novembro, 2005

As indústrias do álcool e da violência agradecem

Lei britânica que prevê pubs 24h entra em vigor à meia-noite

Críticos dizem que consumo de álcool é responsável por desordens









Críticos dizem que consumo de álcool é responsável por desordens

Entra em vigor à meia-noite desta quarta-feira uma nova lei que regula o funcionamento dos tradicionais pubs na Inglaterra e no País de Gales, prevendo licenças para que eles fiquem abertos 24 horas por dia.

Até agora, os bares têm que fechar às 11 da noite, quando os clientes compram as últimas doses de bebida antes de serem convidados a deixar os recintos.
Uma pesquisa divulgada pela BBC indica que cerca de um terço dos bares (entre 56 mil e 70 mil), casas noturnas e lojas que vendem álcool vão ter licença para permanecer abertos até mais tarde.
Mas apenas uma pequena fração, 359 pubs e casas noturnas, vai ter licença para vender bebidas alcoólicas 24 horas por dia. Somando as lojas, cerca de 0,75% dos estabelecimentos que vendem bebidas alcóolicas vão ficar abertos 24 horas por dia.
Sem surpresa
Mark Hastings, um porta-voz da Associação Britânica de Pubs e Cerveja, disse à BBC que a conclusão da pesquisa "não é surpresa para as pessoas da indústria".
"Nós estamos dizendo há muito tempo que o resultado desta mudança seria um aumento modesto das horas de funcionamento dos bares. Bares funcionando 24 horas por dia são uma lenda urbana, e certamente bebedeiras 24 horas por dia seriam uma lenda urbana", disse.
"O que estamos finalmente vendo neste país é que adultos serão tratados como adultos e terão um pouco mais de escolha sobre se querem ter vida social depois das 11 da noite."
A BBC entrou em contato com 375 autoridades que distribuirão licenças para estender o horário de abertura dos bares, e 301 responderam à pesquisa.
O resultado do levantamento veio à tona depois que autoridades britânicas alertaram que a introdução da nova lei poderia levar a um aumento de prisões relacionadas ao álcool.
O ministro James Purnell, responsável por distribuir as licenças, disse que a nova lei será introduzida junto com um reforço nas forças de segurança, a fim de reprimir desordens relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas.
O horário de fechamento dos bares às 11 da noite foi determinado em uma lei que data da Primeira Guerra Mundial, para que os funcionários das fábricas de armamentos e munições não passassem a noite bebendo.

Fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2005/11/051123_pubsba.shtml


Comentário:

Recentemente numa pesquisa sobre a opnião dos inglêses sobre de quem é a "culpa" por casos de estupros na Grã-Bretanha, para 1/3 dos inglêses a culpa é da mulher, ou seja, da vítima. A abertura dos Pubs durante à noite certamente vai aumentar o número de crimes contra a mulher, sejam eles por estupro ou mesmo a violência doméstica (clique aqui e veja pesquisa recente na França) entre os casais. Se aqui no Brasil, onde foi aplicado funcionou, imagine num país mais conservador...
As indústrias do álcool e da violência agradecem.

Para saber mais:

Mortes ligadas ao álcool disparam na Grã-Bretanha

Nenhum comentário: