02 março, 2006

Rainha fará pedido de desculpas velado por Jean Charles, diz jornal

02/03/2006 - 09h16

da BBC Brasil

A Rainha Elizabeth 2ª deverá apresentar um pedido velado de desculpas pela morte do brasileiro Jean Charles de Menezes durante a visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Londres, de acordo com o colunista Richard Kay, do diário britânico "Daily Mail".

Kay --conhecido pelas boas fontes que tem junto à família real-- disse em sua coluna desta quinta-feira que isso poderá acontecer em um discurso durante banquete no Palácio de Buckingham para receber Lula na próxima semana.

Menezes foi baleado pela polícia britânica ao ser confundido com um homem-bomba, em julho passado.

Segundo o colunistas, também deverão ser feitas referências aos atentados a bomba em trens do metrô e ônibus, que mataram 52 pessoas e que indiretamente levaram à morte do jovem brasileiro.

Tragédia

De acordo com Kay, a rainha não vai mencionar "diretamente o nome de Menezes, mas fará afirmações gerais sobre as tragédias que abalaram o Reino Unido em julho passado".

A "palavra-chave" que os autores do discurso estão pensando em incluir no discurso é "inocente", Kay disse ter ouvido de suas fontes.

Para o jornal, "a visita de Estado ocorre em um momento crítico das relações entre Londres e o Brasil, depois de meses de tensa diplomacia sobre a morte de Menezes". A procuradoria britânica ainda terá que decidir se processará os policiais envolvidos na morte do brasileiro, de 27 anos.

Key disse em sua coluna que ouviu de suas fontes que "os autores do discurso querem que as afirmações da rainha tragam a idéia de que as boas relações entre os dois países podem ser forjadas como resultado de circunstâncias trágicas comuns".

Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u51374.shtml

Comentário:

Quase todos os visitantes ingleses no
Brasil no século XIX, já deixaram suas 'impressões' sobre os nossos maus
hábitos políticos - as revoluções armadas constantes - até da nossa
maneira de vestirmos - eles nos acham muito preocupados com a aparência das
roupas. Agora a 'melhor' polícia do mundo executa um inocente, forja provas como
um filme de 3a. categoria, mente descaradamente para si mesma e para o mundo.
Agora chegou a hora de cortar na própria carne. Pois 'criticar ou controlar os
outros é fácil' , parafrasendo o nosso presidente Lula.


Nenhum comentário: