29 dezembro, 2005

Tiago, 9, rezou seis dias para sair de poço

29/12/2005 - 10h47
Tiago, 9, rezou seis dias para sair de poço

MARCO DE CASTRO
do Agora

O garoto Tiago Félix de Souza, 9, resgatado no dia de Natal de um buraco de 20 m onde passou seis dias, teve alta ontem e voltou para casa, em Guarulhos (Grande São Paulo). Ele contou que, no tempo que passou dentro do poço seco onde caiu, pedia a Deus para tirá-lo de lá e só pensava em sua mãe.

Ontem, Tiago ainda se dizia assustado com a situação que enfrentou. Tímido, olhando para o chão e com voz baixa, ele contou que nunca havia entrado no matagal que escondia o buraco, perto de sua casa, no Jardim Normandia, em Guarulhos.

"Fui levar cigarro para o meu pai [que trabalha em um sítio como lavrador]. Na volta, resolvi cortar caminho", diz ele. O garoto contou que, enquanto caminhava --na manhã do dia 19--, caiu no buraco, cuja abertura tem cerca de 1 m de diâmetro e estava totalmente escondida pelo matagal.

Tiago disse que, para matar a sede, bebeu água de chuva. A fome, no entanto, foi uma das principais dificuldades. "Enquanto eu estava lá, sentia muita fome e queria muito comer arroz, feijão e carne", contou. Seu desejo foi satisfeito no hospital.

Ele relatou que não perdeu as esperanças de ser encontrado. "Eu rezava e pedia a Deus para me tirar de lá e poder voltar para meu pai e minha mãe. Lá, eu pensava muito na minha mãe."

Dia de Natal

Foi na manhã do domingo de Natal que Tiago ouviu as vozes de seu pai, de sua mãe e de sua tia, que o procuravam no matagal, gritando seu nome. "Escutei todo mundo gritando e comecei a gritar também", contou.

O menino disse que, mesmo no fundo do buraco escuro, não perdeu a noção dos dias e que torcia para ser resgatado antes do Natal.

Retirado do poço por um bombeiro, Tiago foi levado ao Hospital Geral de Guarulhos com desnutrição, desidratação e insuficiência renal. Passou três dias na UTI. A queda causou apenas algumas escoriações leves nas pernas e nos braços. Ontem, seus pés ainda estavam enfaixados.

Ao ter alta, o garoto ganhou uma bola com o emblema do São Paulo, time pelo qual torce, e uma camisa do Milan, time onde joga seu ídolo, Kaká.

Agora, ele diz estar em dúvida. Não sabe se, quando crescer, quer ser jogador de futebol, como seu ídolo, ou bombeiro. "Quero jogar bola e quero salvar pessoas, como os bombeiros."

Promessa

A dona-de-casa Vanda Félix, 40, mãe de Tiago, contou que, na véspera de Natal, cansada de procurar, sem sucesso, pelo filho, fez uma promessa a Nossa Senhora Aparecida. "Eu prometi que, se encontrasse meu filho, o levaria vestido de branco até o pé da santa [imagem que está na Basílica de Aparecida] e ia deixar um pouco do cabelo dele no altar."

Para o pai de Tiago, o lavrador Benedito Aparecido de Souza, 46, o fato de o filho ter sobrevivido à queda de 20 metros sem ferimentos graves e ainda ter saído vivo após seis dias sem comida e água potável "só pode ser milagre".

Vanda disse que ninguém da família dormiu enquanto Tiago esteve desaparecido e que os vizinhos ajudaram nas buscas. "Sempre tivemos esperanças", contou.


Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u116753.shtml

Nenhum comentário: