21 dezembro, 2005

"O QUE AS ESCOLAS NÃO ENSINAM"





Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou em uma conferência
em uma escola secundária sobre 11 coisas que estudantes não aprenderiam na
escola.

Ele fala sobre como a "política educacional de vida fácil para
as crianças"
tem criado uma geração sem conceito da realidade, e como esta
política tem levado as pessoas a falharem em suas vidas posteriores à escola.

Comentário: leia-se construtivismo, o que o Walfrido dos Mares Guia implantou nas escolas de Minas Gerais, mas para se GASTAR MENOS COM OS ESTUDANTES!



Muito conciso, todos esperavam que ele fosse fazer um discurso de uma hora ou
mais, ele falou por menos de 5 minutos, foi aplaudido por mais de 10 minutos sem
parar, agradeceu e foi embora...

Regra 1: A vida não é fácil - acostume-se com isso.


Comentário: Sair da barriga da mãe já é custoso, pela vagina então é mais ainda, principalmente para a mãe. Cesariana é para países como o nosso, que os médicos formam na UFMG, 85% deles são filhos de pais abastados (10% dos mais ricos do Brasil), que ficaram por conta de estudara e depois se enriquecem com a indicação do procedimento de cesariana ao invés do parto normal. Que por sinal, nos EUA é o mais comum.

Regra 2: O mundo não está preocupado com a sua auto-estima.
O mundo espera
que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.

Comentário: Os judeus dos campos de concentração nazistas, levaram isto bem a sério. Apesar da superioridade numérica dos números de prisioneiros nos campos de concentração, NUNCA houve uma reação deles, NEM MESMO NOS GUETOS (processo anterior aoS campos de extermínio). Através de seu assessor de propaganda, Goebell, que estabeleceu leis de EXCLUSÃO (anti-semitas).

Por exemplo:
1. estabeleceu que um judeu deveria usar em suas roupas a estrela de Davi, para se diferenciar dos demais povos GERMÂNICOS.
2. Um judeu não poderia ter comércio ou exercer qualquer tipo de profissão liberal.
3. Um judeu não poderia andar nos passeios, e sim nas sarjetas (onde a água escoa).
4. Um judeu não poderia lecionar nas universidades alemãs ou ter propriedade.
5. Enfim, deste o fim da primeira-guerra mundial, os direitos e a auto-estima dos judeus foram sistematicamente atacados.
6. Difundiu-se maldosamente que todas as doenças eram transmitidas pelos judeus, e que eles eram iguais aos ratos – era a metáfora da época - , e que a decadência alemã pós-guerra, de 1917, era fruto de uma conspiração judaica. Mas qualquer historiador HONESTO, sabe que foi fruto de uma imensa e impagável compensação de guerra imposta pelos países vencedores, através do Tratado de Versalles.

Nunca a população judaica nos campos de concentração (leia-se: extermínio) pensou que “sua mão-de-obra” um dia iria ser “dispensável”, e que TODO o sistema Administrativo ditos “MODERNOS” do século XX, foram colocados á disposição do extermínio em MASSA de pessoas ditas “não aptas” ao sistema econômico, que chamamos de “Nacional Socialista” , que maximiza tudo na economia, e que escolhe QUEM vai estudar “O que”, através dos famosos testes de inteligência e pela Eugenia, que não por acaso, AMBOS foram INVENTADOS POR PSICÓLOGOS AMERICANOS, NO FIM DO SÉCULO XIX, e NÃO pelos cientistas alemães, como o “senso comum” apregoa. Estes últimos “embarcaram” nos métodos americanos e os “aperfeiçoaram”.

Para citar um fato conhecido e esclarecido, foi a participação da IBM no fornecimento de material de cálculo e logística para a execução dos prisioneiros e contínua “quebra” dos recordes no extermínio humano com o MÍNIMO de gastos econômicos. Certamente esses caras eram os experts da época, como o Bill Gattes declarou que "poderíamos trabalhar para um desses"

Por exemplo: Quando o número de pessoas fuziladas encareceu o processo da “solução final” (o holocausto), e o gás cianureto também ficava muito caro, engenheiros mecânicos, PROJETARAM caminhos matavam os passageiros, simplesmente fechando a saída do escapamento traseira, e abrindo-o no teto do caminhão. As pessoas levavam quase uma hora para morrer pelo CO, monóxido de carbono. Quando todas ficavam sufocadas, elas tentavam chegar até o teto, imaginando que lá o ar seria melhor. Até a morte chegar, as pessoas tinham o descontrole total do sistema nervoso, defecavam, urinavam, vomitavam INVOLUNTARIAMENTE, pelo efeito do CO (monóxido de carbono nos seus cérebros), As crianças, ficavam amontoadas por baixo de TODOS os corpos dos adultos, pois eram mais fracas. De tanto material fétido no assoalho dos caminhos, a limpeza ficava muito difícil, e logo o metal já estava enferrujado. Como sempre um dos engenheiros de SS teve a idéia “brilhante” de se construir um assoalho com um certo grau de inclinação, facilitando a limpeza do assoalho, jogando água e NÃO TENDO QUE ENTRAR PARA LIMPAR (nota: a limpeza NÃO PODERIA SER FEITA POR UM PRISIONEIRO, pois era um assunto de segurança máxima).

Para finalizar este item, o país que mais publica livros sobre “auto-estima” são os próprios EUA. Não é uma contradição do Sr. Bill Gates, mais uma constatação do fenômeno da indústria cultural da “auto-ajuda”. Eles criam o mostro do capitalismo selvagem, e desenvolvem uma “cura”, os livros de “auto-ajuda”, ou, simplesmente, para elevar a auto-estima. Se o livro não funcionar, o problema está em outra teoria, que também está fundamentado no livro de ótica protestante: “A Ética protestante e O Espírito Capitalista” de Max Weber.



A referida auto-estima que Bill Gates não pode ser confundida com o “individualismo”, mas precisamente, etnocentrismo americano.



Regra 3: Você não ganhará R$ 20.000 por mês assim que sair da escola. Você não
será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que
você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.

Comentário: Comprar um carro nos EUA para uma pessoa sindicalizada ou com o “Green Card” ou para que tem um sub-emprego é “fácil”. Lembrando que um aluguel de uma casa razoável nos EUA, é de $US 1,200 (hum mil e duzentos dólares).

· Para o primeiro caso, um valor razoável de financiamento será de $US 350 por mês, com juros de 3 % a.a ( e não ao mês como é aqui no Brasil! – chegando a 19,5% a. a. com as taxas atuais caindo, mas no final do governo FHC, estava a 27% a.a.).
· Para o segundo caso, quem tem um sub-emprego, o jeito é comprar um carro USADO.

Mas para ambos os casos, o pagamento do Seguro contra terceiros, é que pesa, pois na situação mais simples, chega a $US400.00 por mês. Mais que o valor da prestação do carro. Mas num país liberal, você pode ainda escolher NÃO pagar, e rezar para não sofrer um acidente, principalmente, atingindo um pedestre ou um carro.
O Telefone citado pelo Sr. Bill Gates, deve ter sido só para “puxar-o-saco” das operadoras, pois lá você paga pelo serviço há muito tempo, e valor do serviço pouco influi se comparado à distância que você faz o chamado, aqui ainda estamos engatinhando. Lembrando que para o americano “endinheirado”, troca o telefone de 6 em 6 meses, e não é um telefone simples, mas um com “mp3”, máquina fotográfica...

Quem cria o culto do “sair” da faculdade e ganhar dinheiro é a classe média-alta. Pois estas crianças viram isto acontecer com seus pais (“Baby Boomer Generation” ( http://en.wikipedia.org/wiki/Baby_boomers#Famous_Baby-Boomers ) . Que formavam numa faculdade e já tinham um emprego PARA ESCOLHER, pelo menos foi isto que eu vi na minha adolescência. Eu não era um NERD, realmente, escolhi trabalhar numa empresa de energia elétrica, como a CEMIG. Ser eletricista, furar buraco para os postes, entregar contas de energia, ligar energia em casas novas e ver realmente a felicidade de coisas simples...
Quem PODE estudar o dia TODOS numa universidade FEDERAL, como a UFMG, foram meus colegas de república. TODOS eram de famílias RICAS de Divinópolis. Estes iriam ESCOLHER ONDE TRABALHAR, em empresas da iniciativa privada, ou de suas famílias (não vou citar o nome das empresas aqui!). Por sinal, o Sr. William Henry Gates III ( http://en.wikipedia.org/wiki/William_H._Gates ) é um “baby boomer”.

O que é “baby boomer”?

“A baby boomer is someone who is
born in a period of increased birth rates, such as those during the economic
prosperity that in many countries followed World War II…[] “ (veja mais no link acima)


Atualmente, com o processo de “globalização” e o deseja de se ter um curso de graduação, que já representa o que foi outrora o curso de segundo-grau, o mínimo esperado para um cidadão brasileiro, é ter pelo menos 3 pós-graduações, ou 3 graduações. Mas para um país como os EUA, ter 3 PHDs, que toma em média, cada um deles, 6 anos de uma pessoa, isto já é difícil. O cerne da idéia que esponho, aqui, é que AGORA, OS antigos empregos com nível de segundo-grau, estão sendo tomados, por aqueles que ESTÃO MAIS BEM PREPARADOS. Mesmo que NUNCA o candidato vá fazer contas de equações não-lineares, ou campos-eletromagnéticos aspiralados tridimensionais em função do tempo, ou como é a função gravitacional próxima de corpos altamente compactos.


Lembrando uma frase que eu vi num Café outro dia (no Brasil que também precisa de gente que somente TRABALHA): “Precisa-se de estagiário em Administração, NÃO PRECISAMOS DE MBA”.


Regra 4: Se você acha seu professor rude, espere até ter um
Chefe. Ele não terá pena de você.

Comentário: Isto para padrões americanos, é normal, pois faz tempo que passamos por uma crise (leia-se: guerra). Quando temos um país que deseja democracia e “direitos humanos” para o mundo inteiro, mas que já lançou 2 bombas atômicas, e antes dela, pulverizou uma cidade inteira na Alemanha, Dresden, na II Guerra Mundial. Cidade que NÂO tinha função logística militar, 170.000 homens, mulheres e crianças foram mortos EM UMA NOITE por bombas INCENDIÀRIAS, feitas por especialistas em explosivos e por ARQUITETOS americanos ESPECIALIZADOS EM CONSTRUÇÕES BARROCAS. Pois os militares americanos queriam a destruição TOTAL da cidade, para fazer a “auto-estima” dos cidadãos alemães caírem. Sabem o porquê os militares americanos não colocaram o bombardeio das V2, as bombas voadoras, como um crime de guerra? Para não SEREM penalizados por Dresden, Hiroshima e Nagazaki.

Eles já estão acostumados a terem seus SARGENTOS. O que eles não gostam e que suas empresas sejam PROCESSADAS pelos empregados.


Regra 5: Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não
está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.
Comentário: Desde que seja quando se tem entre 10 e 16 anos e NÃO estamos condenados a fazer isto para o resto da vida, pois depois, isto é um sub-emprego mesmo! Nós como PAIS, torcemos por nossa filha não se casar com um entregador de jornais, pois chamamos isto FALTA DE OPORTUNIDADE, FALTA DE SORTE, ou o cara tem um membro muito grande...



Regra 6: Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então não
lamente seus erros, aprenda com eles.

Comentário: “Já dizia Napoleão Bonaparte (e não o Napoleon Hill)” : “Se você recebeu uma ordem e fracassou, a culpa é de quem lhe deu a ordem”. Um homem mais inteligente, não aprende com seus próprios erros, aprende com os erros dos outros. Mas se você se sentir um fracassado, não se culpe, ou culpe seus pais. Ser um fracassado completo é muito difícil também, tão difícil quanto ser um “homem bem sucedido”, para os dois casos, deveremos empreender muito tempo de nossa vida.



Regra 7: Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos
como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são "ridículos".
Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.

Comentário: Aqui no Brasil, um país pobre, a maioria dos adolescentes não tem este prazer de ouvir críticas de seus país, pois de cada 4 mortes de adolescentes no Brasil, 1 é por crime violento, seja ele doméstico ou se a criança ou adolescente JÁ está nas ruas. Pois SEM educação, os pais brasileiros têm muitos filhos, e que acabam saindo de suas casas forçados pela violência doméstica, ou forçados a prostituição. Os que têm um quarto para deixar bagunçado, deveriam visitar uma família típica de 5 filhos e uma mãe que CUIDA DE TUDO.


Regra 8: Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e
perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais
de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com
absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola, está despedido, RUA !!!!!
Faça certo da primeira vez.

Comentário: mais uma vez a escola construtivista, lembrando quem a criou, pensou certo, mas quem adotou o sistema, pensou em mais economia para o estado. Professores mal pagos, estrutura física ruim, sem bibliotecas, sem merenda escolar. Escola foi feita para ensinar, se todos soubessem tudo e NINGUÉM ERRASSE, o esforço empreendido pelos americanos para ir à lua não seria num período de 10 anos, que quase foi comprometido, por tantos erros! Um engenheiro da Nasa não erra o cálculo porque ele não era bom em matemática no segundo grau. Um produto PRONTO como um SUBMARINO, uma NAVE-ESPACIAL, uma PLATAFORMA DE PETRÓLEO, um satélite, vão a colapso, não por um erro de um engenheiro que não sabia cálculo, mas por um erro de gerenciamento do projeto por parte da cúpula de quem decide os prazos e os custos. A história está repleta deles...
Mas como diz um ditado americano: “a bosta nunca sobe, só desce...”. Aqui temos um ditado: “a corda arrebenta no lado mais fraco”. Se existe concorrência e prazos para serem seguidos, alguém vai pagar o preço.



Regra 9: A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões
livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas
no fim de cada período.

Comentário: Meu maior empreendimento de tempo é analisando as histórias da existência de uma lei moral universal. Se ela existe ou não existe. Meu desejo natural e meu conforto na hora de dormir e se Deus assim permitir, acordar no outro dia, para mais uma jornada, e se EU me permitir, de bom humor. Pois apesar de me faltar algo, alguma coisa, ou até mesmo um pouco de serotonina (um neurotransmissor) , sei que isto se reflete e refletirá nas pessoas ao meu redor. Se o mundo que está ao meu redor depender de minha ajuda, e, eu TENDO boa vontade (EXISTE UMA EXCECÃO), eu ajudarei. Mesmo sem ter a certeza, relativa ou absoluta, não importa, se esta pequena ação me trará um conforto momentâneo ou ficará numa fila (FIFO) para ser atendida. Tempo é uma criação humana, ele foi feito para as companhias de seguro.



Regra 10: Televisão NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boite e ir trabalhar.

Comentário: isto me fez lembrar da lei seca aprovada no Reino Unido durante a primeira guerra mundial, 1914-1927, Os pubs eram obrigados a fecharem as 23:00 horas, sem a lei, os operários iam trabalhar bêbados ou faltavam ao serviço nas fábricas de materiais para o exército britânico. Ela foi revogada este ano lá no Reino Unido. Na desocupação dos assentamentos em territórios palestinos, os militares israelenses distribuíram maconha para os jovens. Isto com o intuído de minimizar a violência e reação por parte dos judeus assentados.
Mês passado, o serviço de inteligência inglês, revelou os locais onde os soldados americanos, estacionados na Inglaterra, passavam a noite em bordeis. Isto foi motivo até de reunião com os generais americanos e ingleses. Também no mês passado, uma grande multinacional americana deixou de pagar o cartão de crédito de um dos seus diretores, da AMEX. Pois ele gastou $US 500,000 numa boate. O cartão AMEX, era da empresa. A briga está na justiça para ver quem paga a conta. No mesmo mês na Alemanha, o ministro do trabalho brasileiro, também foi acusado pela VW de ir a boates por conta da VW. O que os jornalistas dizem mesmo é que a indústria é que está “cortando” uma prática antiga, ou seja, querem cortar os custos das festas de arromba para os representantes comerciais que efetivam as compras...


Regra 11: Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que
são uns babacas). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA
um deles .

Comentário: a questão não é trabalhar ou não para um CDF, pois conforme a regra 4, seu chefe pode ser rude, e não ser CDF, pode ser CDF e não ser rude. A grande questão é aprender o máximo com seu superior, se seu chefe for um IDIOTA, certamente você não vai a lugar nenhum também.

Para quem tem um chefe idiota, tome nota:

Nenhum comentário: