09 dezembro, 2005

O analfanatismo religioso americano

Enviado por José Meirelles Passos - 8/12/2005 - 22:07

"TSUNAMI? KATRINA? ISSO É COISA DE MAUS ESPÍRITOS..."

MONTREAL, Canadá - Quem anda mais preocupado com as mudanças climáticas, que este ano causaram tragédias como a do tsunami e a do furacão Katrina? Os brasileiros.Isso é o que mostra uma pesquisa que acaba de ser divulgada aqui, em meio à Conferência sobre Mudanças Climáticas, da ONU, pela GlobeScan, uma firma canadense especializada no ramo. Praticamente oito de cada dez brasileiros (78%) dizem estar seriamente preocupados com as emissões de gases poluentes que alimentam e provocam o efeito estufa.Os britânicos aparecem em segundo lugar, com 71%, seguidos dos franceses, com 70%. Os americanos estão divididos: só 48% acham arriscado demais continuar poluindo o planeta. A maioria nos EUA – o país que mais polui - pensa como o presidente George W. Bush: ele acha que controlar a poluição inibe o crescimento econômico. Ou seja: o importante é crescer a qualquer custo, mesmo que isso signifique a morte de outros e o próprio suicídio.

Quando os pesquisadores perguntaram se os padrões climáticos extremos são alarmantes, fora do normal ou naturais, 43% dos brasileiros optaram pela primeira resposta, 35% pela segunda, e 21% disseram que tais alterações são normais. Por sua vez, apenas 11% dos americanos acharam a situação alarmante, 27% disseram que era algo fora do normal e uma maioria de 58% disse que tudo não passa de uma questão natural – não provocada pelo homem.

O fato que mais surpreendeu os técnicos da GlobeScan - uns cairam na gargalhada, outros ficaram estupefatos - surgiu quando eles tabularam as respostas dos americanos ao perguntar a eles quais seriam as maiores causas das drásticas mudanças ambientais.Só 17% acharam que elas se devem às emissões de dióxido de carbono. E 12% (um índice surpreendente, considerando-se o argumento utilizado) afirmaram que tsunamis e Katrinas são causados por... “fatores espirituais”!
Eric Whan, diretor de assuntos ambientais da GlobeScan, não resistiu em sugerir em voz alta:- Creio que poderíamos chamar isso de “Efeito Bush”, não?

Fonte:
http://oglobo.globo.com/online/blogs/passos/


Comentário:

Eis o porquê do perigo de um presidente cristão recém-convertido, SUPERCONSERVADOR e do analfanatismo (termo cunhado por mim) religioso americano.

Quando o Katrina atingiu o sul dos EUA, tinha a certeza que os americanos iriam culpar as populações negras, pobres e com costumes NÃO ortodoxos, se comparados aos americanos do norte. Já era esperado (colocar a culpa no crédulo das pessoas, e não em questões naturais!), e não precisa ser nenhuma sumidade intelectual para isto!

Nenhum comentário: