12 maio, 2006

Lula é moderado e Chávez é falastrão, diz 'Telegraph'

O jornal britânico Daily Telegraph diz em editorial que durante a 4ª Cúpula entre União Européia (UE), América Latina e Caribe, "os líderes europeus terão a chance de conhecer os dois líderes latino-americanos que estão abalando o continente", em referência ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e ao líder boliviano, Evo Morales.
De acordo com o jornal, Cháves e Morales são "autocratas que advogam o tipo de política estatista que endividaram a América Latina na década de 80", ao passo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a líder do Chile, Michelle Bachelet, seriam exemplos de líderes "moderados" e seguidores de "políticas sociais-democratas".

O diário afirma que em uma região tão marcada por desigualdades sociais, "não admira que haja uma guinada para a esquerda".

Mas o Telegraph acrescenta que é preciso "estabelecer uma distinção entre os líderes que se vêem como herdeiros de Fidel Castro e os moderados, que existem em maior número". Segundo o jornal, "o falastrão Chávez" cria a ilusão de que fala por um número de pessoas maior do que "apenas uma parcela da América Latina".


Fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/05/060512_pressreviewbg.shtml

Nenhum comentário: