20 abril, 2006

NOVO GOLPE DE CARTÃO DE CRÉDITO

NOVO GOLPE DE CARTÃO DE CRÉDITO


ATENÇÃO COM ESTE GOLPE, MUITO BEM FEITO E DIFÍCIL DE PEGAR.

Você estará mais bem preparado para se proteger entendendo este
novo tipo de fraude com cartões de crédito feito via telefone. Os ladrões estão
cada dia mais criativos!
Você recebe uma chamada e a pessoa diz: "Estamos chamando do
Departamento de Segurança de VISA (por exemplo). Me chamo Fulano e meu
número de identificação funcional é 12460. Você comprou (qualquer
coisa bem estranha como um dispositivo Anti-Telemarketing) no valor de
US$497,99 de uma companhia baseada no Arizona, USA? "
É claro que você responde que não, ao que se segue: "Provavelmente
seu cartão foi clonado e estamos chamando para verificar. Isto
confirmado estaremos emitindo um crédito ao seu
favor. Este tipo de transação está acontecendo com despesas que variam de US$ 297 a US$ 499,
justamente abaixo do valor de US$ 500 que aciona a maioria dos alertas.
Antes de processar o crédito, gostaríamos de conferir alguns dados:
O seu endereço é tal?" (Isto pode ser retirado facilmente das
listas telefônicas via Internet). Ao você responder que sim o golpista
continua: "Qualquer pergunta que o Sr. tenha, deverá chamar o número 0-800
que se encontra na parte traseira de seu cartão e solicitar pelo
Departamento de Segurança. Por favor, tome nota do seguinte número de protocolo" O
bandido dá-lhe então um número de 6 dígitos e pede: "Você poderia lê-lo
para confirmar?"
Aqui vem a parte mais importante da fraude. Ele diz então:
"Desculpe, mas temos que verificar que o(a) Sr.(a.) está de posse
de seu cartão.
Por favor pegue seu cartão e leia para mim o seu número". Feito isto, ele
continua: ''Correto. Agora vire o seu cartão e leia para mim os 3 últimos
números(ou 4 dependendo do cartão)". Estes são os 'Números de Segurança'
(Pin Number) que você usa para fazer compras via Internet, para
provar que está com o cartão! (No Amex estão na frente, meio escondidos no
corpo do cartão).
Depois que você informa os referidos números ele diz: "Correto!
Entenda que era necessário verificar que o cartão não estava
perdido nem tinha sido roubado e que o(a) Sr.(a) estava com ele em seu poder.
Você teria alguma outra pergunta?"
Depois que você diz que Não, o ladrão agradece e finaliza.
Provavelmente, em menos de 10 minutos, uma compra será lançada no
seu cartão, e muitas outras, caso você não perceba a fraude até a
chegada do extrato. Como se proteger desta ação criminal?

É quase inútil fazer denuncias à polícia. Até nos USA é difícil o
rastreio destas ligações. Caso receba este tipo de ligação você pode falar
para o bandido desligar que você fará a ligação para o 0800. Mas, mesmo
que você desligue, fica claro que a melhor maneira é estar alerta e
comunicar a todo o mundo sobre a existência deste golpe.
Assim sendo, por favor, passe isto a todos seus amigos.
Mantendo-nos informados, nos protegeremos.

Autor desconhecido, recebido por e-mail.

Nenhum comentário: