24 outubro, 2005

Publicidade: Valérios de crescimento no Brasil

Brasil tem 2º maior crescimento em publicidade

País só ficou atrás dos EUA em aumento de receita de anúncios
O faturamento mundial com publicidade deve crescer 5,2% em 2005, e o Brasil será o segundo país em que essa receita mais aumentará, de acordo com um ranking divulgado pela agência internacional de mídia ZenithOptimedia.


O levantamento afirma que os gastos com anúncios publicitários total, que foram de US$ 386 bilhões no ano passado, devem totalizar US$ 406 bilhões neste ano.
Mercados classificados como "emergentes" pela empresa serão os principais responsáveis pelo aumento.
Juntos, Brasil, Rússia, China e Índia (grupo conhecido como BRIC) serão responsáveis por 27% do crescimento do faturamento mundial no setor.
Os Estados Unidos lideram o ranking dos países que mais contribuíram para o aumento do faturamento – a receita com anúncios no país em 2005 será US$ 5,88 bilhões maior que no ano passado.
O Brasil está em segundo neste ranking, com um crescimento da receita publicitária esperada da ordem de US$ 1,926 bilhão – o total arrecadado em anúncios passou de US$ 4,653 bilhões em 2004 para US$ 6,579 aguardados em 2005.
'Novos consumidores'
A ZenithOptimedia disse que esse aumento no Brasil é resultado de um bom momento para o comércio, "alimentado por crédito ao consumidor", e parcialmente ao forte investimento externo na economia.
"Brasileiros mais pobres estão recebendo crédito e tomando parte da sociedade consumidora pela primeira vez", afirma o relatório.
O documento acrescenta que os setores brasileiros que passaram a anunciar mais são as empresas de telecomunicações, fabricantes de cerveja e redes de lojas.
Além disso, a ZenithOptimedia observa um "rápido crescimento da receita publicitária no setor agrícola, com o lançamento de várias publicações para atender este mercado".
O país contribuiu para que a América Latina tenha se tornado a região do mundo com maior aumento nos gastos publicitários, um acréscimo anual de 12,9%. No ano passado, o crescimento havia sido bem inferior, de 3,5%.
De acordo com dados de 2004 da ZenithOptimedia, as TVs levaram uma fatia de 63,2% do bolo publicitário no Brasil. Em seguida ficaram os jornais, com 17,1%, as revistas (8,6%) , outdoors (5%), rádios (4,4%) e só então a internet, com apenas 1,7%.

Fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2005/10/051024_propagandams.shtml

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