20 outubro, 2005

Pensar é preciso



19/10/2005 - 13h05m
Ministro apóia inclusão de sociologia e filosofia no ensino médio
Globo Online

BRASÍLIA - O ministro da Educação, Fernando Haddad, recebeu nesta quarta-feira representantes dos sindicatos dos sociólogos e dos trabalhadores em educação e o deputado federal Ribamar Alves (PSB-MA). Eles pediram o apoio do MEC para a inclusão das disciplinas de sociologia e filosofia no ensino médio. Haddad disse ser favorável à idéia e solicitou ao secretário da Educação Básica que reafirme ao Conselho Nacional de Educação (CNE) uma proposta de diretrizes curriculares para sociologia e filosofia. O vice-presidente do Sindicato dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Lejeune de Carvalho, disse que as aulas dessas disciplinas são instrumentos para que os alunos possam estudar, interpretar, analisar e refletir sobre a sociedade em que vivem. Segundo ele, as matérias já são oferecidas no ensino médio em mais de 13 estados, mas ainda falta uma lei federal que obrigue as escolas a incluírem as aulas na grade curricular. A presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Juçara Dutra, concorda com a importância dessas disciplinas para os jovens. - Vivemos num mundo fragmentado, onde cada vez mais as crianças e adolescentes possuem dificuldades de compreensão da realidade. As matérias de sociologia e filosofia ajudarão muito para esta reflexão - afirmou. Desde 2003, tramita na Câmara um projeto de lei que garante a inclusão da sociologia e da filosofia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio.

Fonte:
http://oglobo.globo.com/online/plantao/188853380.asp

Comentário:

Uma das conseqüências diretas da globalização foi a necessidade de buscarmos as raízes do pensamento ocidental, já que a tecnocracia foi e é suplantada em intervalos cada vez menores. Mas o "tijolo" e o cimento de tudas estas modificações continuam os mesmos: a origem das idéias, a argumentação, as proposições, a cognição, entender mais o nosso desenvolvimento intelectual comparado com outras culturas e até mesmo com outras espécies de mamíferos.
Um livro que deveria ser incluído na lista de livros para pesquisa escolar:

"A falsa medida do Homem", de Sthephan Jay Gould.




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