Este é o protótipo I do comedouro ecológico, instalado no Parque das Águas de Caxambu, Minas Gerais. Este está junto a Fonte Cond'Eu e Princesa Isabel.
O projeto tem como base o tripé:
Ambiental: os comedouros serão a primeira etapa, e proporcionará aumento dos pontos de alimento para os pássaros silvestres da região, usando sementes e frutas, e trazendo uma conscientização ecológica dos cidadãos para a proteção dessas aves. A segunda etapa será o plantio de árvores frutíferas no Parque das Águas, escolhendo-se principalmente as nativas da região e não exóticas.
Econômico: uma atração a mais para o turista do Parque das Águas e um aumento da demanda de compra de frutas e sementes no comércio local para a alimentação dos pássaros. Criar o turismo de observação de pássaros, o que pode ser estendido no futuro para outras modalidades, como as flores.
Social: o comedouro é feito com um material que os artesãos locais já trabalham: bambu e sizal. Com isto o incremento da renda local. O aumento das atrações do Parque das Águas é diretamente responsável pelo aumento dos compradores dos produtos dos artesãos.
Um protótipo foi entregue a um artesão de Caxambu, que se propôs a construí-lo, assim um novo produto foi adicionado aos produtos existentes, não existia este produto no mostruário de nenhum deles na cidade. A construção de um segundo modelo foi baseada na experiência deste primeiro, que nos possibilitou conhecer onde melhorar a interação dos pássaros com o comedouro, como o centro de gravidade, apoio e estabilidade e durabilidade.
Sobre a questão de uma "nova atração" para o parque, a possibilidade de interação positiva com o meio-ambiente, tanto vendo os pássaros: fotografar, observar , alimentar, também irá criar uma consciência de preservação e valorização do meio-ambiente, tanto para os freqüentadores, como para a população da cidade. Espero que mecanismos de coibir que pessoas inescrupulosas , que se aproveitam disto para capturar pássaros sejam levadas em conta.
p.s.
Agradeço aqui a direção do Parque das Águas e funcionários em apoiar a iniciativa (lembrando que já existia um comedouro antigo lá junto a portaria e a prática de alimentar os pássaros), e vários comerciantes locais que explicado a natureza da ação se mostraram solidários.
Continuo a aceitar contribuições e sugestões para o andamento do projeto:
Meu e-mail: hkclebicar@yahoo.com
Meu telefone: (31) 9941-4217.
Nenhum comentário:
Postar um comentário