06 abril, 2019

Trabalho em Equipe


"Torna-te o que tu és !"

(Friedrich Wilhelm Nietzsche)

"Senhor, concedei-me,
A serenidade para aceitar as coisas que eu não posso modificar;
Coragem para modificar as coisas que posso, e
Sabedoria para saber a diferença.
Vivendo um dia de cada vez;
Desfrutando um momento por vez;
Aceitando as dificuldades como o caminho da (paz) [ aprendizado] ";

Existem muitas empresas em países  em desenvolvimento  que ainda não  chegaram plenamente na terceira revolução  industrial, e muito menos sua população  alcançou  a cidadania dos países de primeiro  mundo ou desenvolvidos.
Cabe uma ressalva na afirmação anterior. No que tange a investir pesadamente  nas seus insumos e tecnologias para conseguirem os retornos financeiros eles competem de forma quase que igualitária  a daqueles países.

Mas quando comparamos o investimento em educação e saúde desses mesmos  países   em desenvolvimento  isso se torna tão  escasso como água  no deserto do Saara.



Compare o salário de engenheiros com os salarios de medicos e educadores para entender o problema! Tendem a serem mais elevados mas muito aquém  do suficiente!

O resultado ê  um ciclo vicioso onde o empregador finge que paga e o empregado  finge que trabalha!

Nestas condições  qualquer novo empregado mesmo inicialmente com motivações  idealistas na profissão e comprometido com um ideal chamado nação, logo  se verá  rendido ao óbvio ululante:

Os incentivos a curto prazo e a longo prazo são de suficientes?

Ele passa a apostar no cavalo garantido e nem sequer vai querer saber se há  chances para o cavalo azarão !

Já  foi apresentado  ao público uma experiência  feita com animais em ambiente fechados  e controlados que quando se  ensina um comportamento  para um macaco, ele a reproduz e esse simples ato é  percebido pelos outros de seu grupo e aos poucos quase que a maioria também o reproduz.

Mesmo passado uma ou duas gerações do precursor do ato ter sido retirado,  aquele gesto ainda será repetido pelas novas gerações que vierem...

Lembrando que podemos ter gestos de realimentação  POSITIVA ou NEGATIVA. Para os primeiros os chamo de SOMA 1 e aos segundos SOMA ZERO. Soma zero são  os que um lado ganha e outro perde. Soma 1 são  os que os dois lados ganham.

Se encaixarmos o jogo vicioso indicado no inicio do texto ele a curto prazo é  um jogo de ganha-ganha, mas a longo prazo para o país  é  um jogo de ganha-perde, e decididamente seremos o perdedor!

As regras do jogo estão  postas,  umas estão  escritas mas a maioria não!

Cabe ao jogador mais inteligente percebe-las sobre os jogadores mais
astutos. 
Os primeiris talves por essência  pensem a longo prazo em detrimento do mais fácil  e do imediatismo dos últimos!


Nenhum comentário: