05 abril, 2019

A inversão de capital moral dos brasileiros

Meu mantra:

 

“O prudente inversor de capital moral está sujeito a ver-se falido da noite para o dia, como igualmente o perdulário pode, por seu arrependimento de última hora, encontrar-se na posse e gozo da riqueza.”

 

 

É preciso lutar contra o adversário com as armas dele próprio

 

(são Paulo, Epistola ao efésios, 6:12)

 

 

Havia um médico muito comprometido a profissão e consequentemente com os pacientes e que trabalhava numa área menos nobre da cidade de Belo Horizonte. Seu compromisso com os pacientes era tamanho que surgiam muitos ressentimentos entre seus colegas pois os pacientes comentavam que o médico fulano que tinha o atendimento diferenciado!

Os descontentes com o atendimento que o  médico fazia, estes associaram-se para boicotá-lo de várias maneiras. Criatividade esta que eles mesmos aplicavam no atendimento que eles  davam aos pacientes e cidadãos belo horizontinos para refutar suas queixas e demandas.

Nosso resignado médico manteve sua atitude mesmo frente aos boicotes (estragar o mouse, desligar o vídeo, sala ruim, etc...).

Mas como sempre as contingências da vida nos trazem surpresas e soluções. Um médico novato veio a trabalhar na clínica e notou no seu íntimo  a situação, pois ele próprio compartilhava com ele uma situação peculiar: era homossexual.  Conhecendo a história de vida daquele médico lhe sugeriu uma estratégia. Sabendo que o médico havia sido educado nos EUA, sugeriu a ele que dissesse a todos que era americano.   O pressuposto e subjacente seria  que suas atitudes e motivações eram reflexo de sua cultura e criação nos EUA  e não uma questão de caráter e livre-arbítrio!

Atualmente  ele passou a se apresentar como um cidadão americano, e seus colegas médicos  o tratam como  “O AMERICANO” e não mais o boicotam como antes...

Nenhum comentário: