27 dezembro, 2010

Em busca da pedra perdida



01de agosto de 2007 - aula de metereoritos

the three scientists  - Os três cientistasA aula com os três cientistas ao lado na foto, sobre geologia e metereoritos. Foi no Museu Mineiro de Mineralogia, que fica na Praça da Liberdade, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Naquela época o professor Rui Luis, o do centro, indicou-me um lugar aqui em Belo Horizonte onde podériamos ver fósseis incrustados numa pedra de granito. Esta estava colada a parede de um prédio. Como isto foi há alguns anos, não me lembrava mais o lugar com certeza. As referências que lembrava eram que estavam na fachada de um banco e talvez na Rua Espírito Santo, não lembrava do número.


23 de novembro de 2010, a procura da pedra.


Começou minha "aventura" em pleno centro da cidade procurando fósseis...
Na frente de um dos Bancos que parei para verificar, ao me ver a procurar alguma coisa, o engraxate muito gentilmente me perguntou o que eu procurava. Prontamente eu respondi, e disse que procurava fósseis numa das paredes. Não haveria como ele entender de pronto o que eu lhe havia dito, e tentando ser mais gentil, ele me apontou para a agência do Banco do Brasil, do outro lado da rua, e disse:   Lá tem muita exposição".

Achei graça comigo mesmo com o mal entendido que eu mesmo provoquei. Disse que o que estava procurando era "fora do Banco" e não "dentro". Agradeci sua gentileza e me pus novamente a procurar os "fósseis" e que positivamente estes não estavam em nenhuma exposição num lugar específico, mas num sentido estrito da palavra, realmente mais amplo. Certamente os fósseis estavam a exposição há muitos anos, sem que muitos soubessem, principalmente os transeuntes.




Paleontologia

  • Acima a pedra com os fósseis que "encontrei" depois de uma procura insólita no centro de Belo Horizonte. Foto feita em 23/10/20010.


Paleontologia





























  • Para apreciar a exposição de fósseis que deve ter o título de mais longa do Brasil, se não do mundo, está situada na Rua Espírito Santo, 527, no centro de Belo Horizonte. 

Nenhum comentário: