30/05/2006 - 13h54
da Folha Online
O presidiário egípcio Alaa Abdel-Fattah, 24, ganhou fama no universo virtual com o blog www.manalaa.net, feito em parceria com sua mulher, Manal Hassan. Na página que tem parte do conteúdo escrito em inglês e parte em árabe, os dois defendem a democracia.
Policiais detiveram Abdel-Fattah no dia 7 de maio, quando participava de uma manifestação pró-democracia nas ruas de Cairo. Mesmo da cadeia, o internauta continua atualizando sua página com a ajuda da mulher, que recolhe e digita os textos escritos à mão pelo marido.
No blog --cujo nome é uma junção de Manal e Alaa--, os jovens defendem uma reforma no Egito, país que tem Hosni Mubarak como presidente desde outubro de 1981. A página foi criada há dois anos e ganhou mais popularidade com a prisão de Alaa.
Sobre a detenção, o internauta escreveu: "Cobrimos a parede da cela com desenhos e endereços de sites", referindo-se aos colegas ativistas também presos. "Estou sentado aqui, apavorado que eles me transfiram ou proíbam as visitas", afirmou em outra ocasião.
Detido com outras dez pessoas por conta da participação no protesto, o blogueiro pode responder por bloquear o tráfego nas ruas e insultar o presidente do país. Para pedir a liberdade do preso, diversos blogs exibem um banner com os dizeres "Deixe Alaa voltar para Manal", em inglês.
Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20097.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário