24 abril, 2006

Papa Bento XVI pede estudo sobre camisinha

Conselho vai avaliar uso de preservativos contra Aids


ROMA - O Vaticano vai publicar em breve um comunicado sobre o uso de preservativos na prevenção da Aids, disse um funcionário da Igreja Católica. A questão voltou à tona depois que um influente cardeal defendeu a flexibilização da restrição às camisinhas.

O cardeal Javier Lozano Barragán, chefe do Conselho Pontificio para a Saúde Pastoral do Vaticano, negou-se a revelar o conteúdo do documento, em uma entrevista publicada neste domingo pelo jornal "Repubblica". No entanto, ele disse que o Papa Bento XVI pediu que seu departamento estudasse o tema.

O ex-arcebispo de Milão, cardeal Carlo Maria Martini falou sobre o assunto em uma entrevista publicada na Itália na sexta-feira. Ele foi um dos mais cotados no ano passado para suceder a João Paulo II.

O Vaticano se opõe aos preservativos como um método de anticonceptivo, mas vários cardeais já expressaram nos últimos anos que seu uso é um mal menor em relação à Aids.

- Este é um tema muito difícil e delicado que requere prudência - disse o mexicano Barragán - Meu departamento está estudando isto muito de perto com cientistas e teólogos designados para emitir um documento que será publicado em breve.

A Igreja Católica, que tem muitos hospitais e instituições para ajudar as vítimas da Aids, opõe-se ao uso de preservativos e ensina que a fidelidade no casamento heterossexual, a castidade e a abstinência são melhores maneiras de se evitar a doença.

Em sua entrevista ao jornal "L’Espresso", Martini reiterou seu pedido de reforma na política sobre a camisinha, citando o caso de casais em que um dos cônjugues tem o vírus HIV.

- Esta pessoa tem a obrigação de proteger seu companheiro e o outro também tem que se proteger - disse.

Barragán fez comentários a favor da sugestão de Martini de que a Igreja permita que mulheres que não podem engravidar usem embriões congelados que sobram nas clínicas de fertilidade.

Fonte:

http://oglobo.globo.com/online/mundo/plantao/2006/04/23/246925794.asp


Nenhum comentário: