Detentos do Estado de São Paulo lêem e escrevem melhor que a média da população brasileira. Confira a pesquisa do Ibope
SÃO PAULO - Resultados do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) nos presídios paulistas mostram que presos lêem e escrevem melhor que a média da população brasileira. A pesquisa inédita envolveu 800 entrevistados em 32 presídios e foi realizada pelo Instituto Paulo Montenegro, braço social do Ibope, e pelo Ibope Opinião. As habilidades de leitura e escrita dos presidiários foram comparadas ao desempenho de brasileiros entre 15 e 64 anos de idade.
A iniciativa do estudo partiu da Fundação Manoel Pedro Pimentel de Amparo ao Preso (Funap), com a intenção de reunir informações detalhadas para aprimorar os programas de escolarização formal e formação geral nos presídios, contribuindo para a ressocialização e empregabilidade dos presos. Para a Funap, o objetivo final é a remição da pena pela educação, a exemplo do que acontece hoje pelo trabalho - a cada três dias trabalhados, é diminuído um dia de pena para o preso.
Atualmente, de um universo de 123 mil presos nos presídios paulistas, cerca de 18 mil estudam.
- Nosso objetivo é que seja aprovada uma política pública que formalize a remição pela educação. Assim, teremos concretamente um incentivo para que os reeducandos ingressem em nossas escolas - disse o presidente da Funap, Iberê Baena Duarte.
Os resultados completos da pesquisa que mede o nível de alfabetização funcional da população carcerária do Estado de São Paulo serão divulgados na próxima quinta-feira, na Secretaria de Administração Penitenciária.
Fonte:
http://oglobo.globo.com/online/educacao/plantao/2006/04/24/246939401.asp
Comentário:
L'histoire véridique, l'histoire vraie, l'histoire définitive, [...]tiendra
moins compte des grands coups de sabre que des grands coups d'idée. (...) (Vitor Hugo)
A história verídica, a verdadeira história, a história definitiva, dará menos importância aos grandes golpes da espada do que aos grandes lances das idéias. (Vitor Hugo)
Quando eu era adolescente, me lembro como era comum dizer a alguém que contava uma história muito descabida que fosse "contar mentira para os presos". Mas esta frase já ficou caduca! Depois que os presos começaram a planejar seqüestros de dentro de prisões de "segurança máxima", e as vítimas, cidadãoes abastados, políticos, empresários, a justiça começou a tentar impedir que os presos ficassem tão bem informados e com acesso a telefones celulares! Mas ainda é insignificante as medidas para evitar tais ações de dentro dos presídios. A verdade e a educação libertam!
Será que eles ainda não leram o clássico "O Conde de Monte Cristo", de Alexandre Dumas? Ou "Os Miseráveis" de Père Victor Hugo?
A diferença de saber através de pesquisas e saber através da experiência em ir aos sistemas prisonais do mundo inteiro: temos vários Jeans Valjean e Edmond Dantes em nossos prisões e outras centenas de facínoras soltos, pois não é mais um absurdo, ficção, ou uma teoria conspiratória dizer que o sistema judiciário NÃO funciona mais.
Saiba mais sobre Vitor Hugo:
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/victorhugo.htm
Saiba mais sobre Alexandre Dumas:
Biblioteca on-line Projecto Gutemberg (Obras de Alexandre Dumas em língua inglesa)
Les meilleures citations de Alexandre Dumas
Online Literature Library - Alexandre Dumas (Obras de Alexandre Dumas em Inglês)
Le roman d'aventures
Le site web Alexandre Dumas
Société des Amis d'Alexandre Dumas
Um site completo sobre Alexandre Dumas. Livros, revistas, espectáculos consagrados ao autor, filmografia, obras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário