Bruno Porto
A popularização da internet vem levantando uma série de questões. O CD vai acabar? E os jornais impressos? O teatro tem futuro num mundo dominado pela tecnologia? Ainda não se sabe. Uma coisa, no entanto, é certa: a internet está transformando a indústria cultural. Para o bem ou para o mal? A julgar por acontecimentos recentes, para o bem. As bandas estão descobrindo que podem fazer sucesso sem assinar contrato com uma grande gravadora. Os ingleses do Arctic Monkeys sabem disso melhor que ninguém. Seu primeiro CD, o irresistível “Whatever people say I am, that’s what I am not”, que acaba de sair aqui, tornou-se o disco debutante mais vendido da história do Reino Unido graças à fama conquistada na internet. O download de música é tão intenso que este mês passou a contar nas paradas dos singles mais vendidos na Inglaterra.
As mudanças não são só no mundo da música. Filmes fazem sucesso antes mesmo de estrear graças a internautas cinéfilos, blogs revelam escritores, sites colocam na rede vídeos caseiros que podem ser assistidos por milhões de pessoas... Como se vê, essa revolução não tem nada de virtual.
Fonte:
http://oglobo.globo.com/jornal/Suplementos/Megazine/246932004.asp
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