06/03/2006 - 13h10m
Globo Online
LONDRES - Um ano consumindo refrigerantes tradicionais diariamente pode resultar em um ganho de até 6,4kg no peso dos adolescentes, em comparação aos jovens que bebem apenas as versões diet e ligth da bebida, sugere um novo estudo.
A pesquisa, cujos resultados do estudo foram publicados na edição de março da revista médica "Pediatrics", quantifica o impacto da ingestão de bebidas com açúcar no peso dos adolescentes e pretende ajudar a combater a obesidade infantil.
Os pesquisadores do Children's Hospital Boston monitoraram por seis meses o peso de mais de 100 adolescentes, metade dos quais foram instruídos a só beber refrigerante sem açúcar, e concluíram que uma ingestão diária de 330 mililitros de refrigerante com açúcar equivale a um ganho de peso mensal de mais de 500 gramas. Fatores como prática de atividade física e tempo gasto em frente à TV permaneceram iguais durante o período do estudo em ambos os grupos.
Os pesquisadores verificaram, também, que quanto mais gordo era o jovem no início do estudo, mais intenso era o efeito dos refrigerantes em seu peso. Entre os participantes mais gordos, aqueles que ficaram bebendo apenas refrigerantes de baixa caloria apresentaram diminuição do índice de massa corporal (IMC).
Em entrevista ao jornal The Times, a co-autora do estudo, Cara Abberlin, disse que os resultados do trabalho evidenciam que atitudes simples, como proibir máquinas de refrigerantes nas escolas, podem ter um importante impacto na luta contra a obesidade infantil.
Fonte:
http://oglobo.globo.com/especiais/vivermelhor/mat/192161808.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário