24 março, 2006

Avião que derrapou em Congonhas teve problema em Salvador

23/03/2006 - 17h41m

O DAC afirmou que o aeroporto não tem problemas com o acúmulo de água nas pistas! Dá para acreditar?

Cleide Carvalho - Globo Online

SÃO PAULO - O Boeing 737-400 da BRA que derrapou nesta quarta-feira na pista do Aeroporto de Congonhas, com 115 passageiros a bordo, já tinha registrado problemas hidráulicos em Salvador. O avião, que havia decolado de Recife, ficou 50 minutos parado em Salvador e, antes de pousar no Aeroporto de Congonhas, tinha pedido autorização para estacionar fora do finger por causa do problema.

A assessoria de imprensa da BRA informou que a empresa não pretende mais se pronunciar sobre a derrapagem do avião e que tudo o que tinha a dizer foi dito nesta quarta-feira. A nota oficial da empresa sobre a derrapagem afirma que o problema foi causado por acúmulo de água na pista: "O Boeing 737-400 da BRA, vôo número 1071, que fazia a rota Recife - Salvador - Rio de Janeiro, aterrissou durante forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo. Em virtude do grande acúmulo de água na pista do Aeroporto de Congonhas, o comandante fez um procedimento normal, conhecido como zigue-zague (para alongar a pista) e, ao final da operação, a aeronave derrapou. Não houve feridos. A BRA informa que o incidente será investigado.".

Segundo uma fonte do setor, o avião passou por um serviço de manutenção em Salvador.

A BRA é a mais nova empresa de aviação do país a oferecer vôos regulares em Congonhas. Ela opera rotas para 32 cidades do país, em 33 aeroportos. Em 2005 transportou 1,5 milhão de pessoas, 200 mil a mais do que em 2004. Os vôos domésticos regulares começaram a ser operados pela empresa no ano passado. A companhia entrou no mercado há seis anos, oferecendo apenas vôos fretados, num total de 35 destinos. A proposta da empresa é popularizar o mercado, oferecendo preços mais baixos. Segundo a BRA, 95% dos brasileiros estão excluídos deste mercado. No ano passado, 45% dos passageiros da empresa viajaram pela primeira vez num vôo operado pela BRA.

A empresa opera 42 vôos regulares por semana, para Salvador, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Goiânia, Brasília e Rio de Janeiro. Os passageiros têm transporte gratuito no terminal Barra Funda, zona oeste, para Congonhas e, dali, para Guarulhos. O avião 737-400 que derrapou nesta quarta-feira tem capacidade para 170 passageiros.

Fonte:

http://oglobo.globo.com/online/sp/plantao/2006/03/23/194542049.asp

Nenhum comentário: