21/02/2006 - 16h17m
Agência Brasil
BRASÍLIA - Ao visitar as obras do campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA), nesta terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o programa de interiorização do ensino superior é uma obrigação do governo federal. Ele acrescentou que as instituições a serem instaladas no Nordeste vão promover o desenvolvimento da região.
- Não é o jovem que tem que ficar perambulando o Brasil atrás de universidade. É a universidade que tem que ir atrás do jovem brasileiro - afirmou.
Segundo o presidente, o país só dará um salto de qualidade se o Estado cuidar da educação:
- Esse país não vai jogar fora essa oportunidade.
O campus de Juazeiro, às margens do Rio São Francisco, terá os cursos de engenharias civil, mecânica, agrícola e ambiental, de produção e elétrica, além de ciência da computação. Haverá 330 vagas por ano.
Lula também visitará o campus da Univasf em Petrolina (PE). Atualmente, a universidade funciona em instalações provisórias no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). Para a construção dos campi (Petrolina e Juazeiro), o governo federal está investindo R$ 20,15 milhões por meio do Ministério da Educação.
A Univasf foi implantada em outubro de 2004. É a única universidade pública da região, num raio de 600 quilômetros. Na unidade de Petrolina, são oferecidos cursos de medicina, enfermagem, zootecnia, psicologia, administração e medicina veterinária.
Fonte:
http://oglobo.globo.com/online/educacao/plantao/2006/02/21/191931739.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário