16 fevereiro, 2006

Ecopesadelos do futuro

Rio, 16 de fevereiro de 2006
Versão impressa
Ecopesadelo anfíbio conquista a Austrália

LONDRES. O que era para ser uma solução ecologicamente correta se tornou um pesadelo ambiental. Cientistas australianos descobriram que o sapo-cururu ( Bufo marinus ) — nativo da América do Sul e encontrado no Brasil — sofreu adaptações ao ser levado para a Austrália há 70 anos. Ao longo desse tempo, foi selecionada uma população de cururus pernaltas, mais adaptados a percorrer longas distâncias. Agora, ele é uma ameaça à vida selvagem australiana, considerado um ecopesadelo.
O sapo foi levado para a Austrália para combater insetos. Porém, a falta de predadores naturais favoreceu sua proliferação. Ele virou praga. E uma praga tóxica e pernalta, capaz de viajar mais depressa e por distâncias maiores que os outros sapos de pernas curtas, num fenômeno que alarmou pesquisadores. O sapo já se espalhou por uma área de um milhão de quilômetros quadrados e não há método para controlá-lo. O estudo foi publicado na “Nature”.


Fonte:
http://oglobo.globo.com/jornal/ciencia/191872737.asp

Comentário:

Se já não bastasse o problema acima, leia a reportagem abaixo, já pensou se ocorre outra conseqüência não imaginada pelos cientistas, e, o oxigênio também começa a ser consumido excessivamente?


Enzima mutante contra o aquecimento global

Substância faz plantas converterem dióxido de carbono mais rapidamente

Nenhum comentário: