20 fevereiro, 2006

Bono faz foto com fã e encontra Lula no 1º dia no Brasil



19/02/2006 - 18h02

da Folha Online

O cantor Bono, líder da banda irlandesa U2, chegou neste domingo ao Brasil mostrando muita disposição. Apesar do encontro marcado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Granja do Torto --Bono apareceu com quase duas horas de atraso--, o ativista político não poupou esforços e atendeu a fãs que o aguardavam no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, desde a madrugada.

Apu Gomes/Folha Imagem

Bono, do U2, fala com fãs após desembarcar em SP
Com seu carro cercado por jovens, Bono desceu duas vezes do automóvel, distribui autógrafos, abraçou os fãs e até tirou foto com um deles. Em seguida, se dirigiu para o aeroporto de Congonhas, onde embarcou para Brasília. Seus companheiros de palco, The Edge, Larry Mullen Jr. e Adam Clayton, permanecem em São Paulo.

Ao chegar à residência oficial da Granja do Torto, Bono, que tem por hábito se encontrar com chefes de Estado, disse que sempre sonhou em conhecer Brasília. "É um sonho estar aqui, porque Lula luta não só contra a pobreza, mas também contra a pobreza no mundo, como na África. Estou muito animado com isso."

O encontro do astro da música com Lula havia sido antecipado na coluna Ooops! de 15 de dezembro do ano passado. Também participou do encontro o ministro da Cultura, Gilberto Gil.

Assim, como já era esperado, a conversa, agendada a pedido do próprio Bono, foi dominada por temas de caráter social, entre eles o projeto Fome Zero, carro-chefe da campanha eleitoral de Lula, a pobreza no Nordeste e o desenvolvimento do biodiesel.

Folha Imagem

Bono, líder do U2, se encontra com Lula em Brasília <br />

Bono, líder do U2, se encontra com Lula em Brasília
Segundo o porta-voz do presidente, André Singer, Lula explicou a Bono que o biodiesel permite a criação de fonte renovável e não-poluente de energia e que gera empregos. "Nosso sonho é fazer como o presidente Roosevelt fez no Vale do Mississipi: produzir um grande desenvolvimento no Nordeste a partir do biodiesel", disse Lula.

Pelos cálculos do governo, para cada trabalhador na indústria do biodiesel, haverá mil empregos no campo. De acordo com Singer, já foram gerados no Brasil 60 mil empregos na produção de biodiesel. Ele disse que a expectativa é gerar 100 mil empregos até o final do governo Lula.

Trata-se do segundo encontro entre o presidente e o cantor, que se conheceram no Fórum Econômico Mundial realizado na cidade de Davos, na Suíça, no ano passado. Após o encontro em 2005, Bono disse aos jornalistas brasileiros que o presidente Lula era "grande homem e que mudou a agenda de Davos".

Shows

De Brasília, Bono segue para São Paulo. O U2 realiza dois shows no Morumbi, um amanhã (20) e outro na terça-feira (21), os únicos da turnê "Vertigo" em terras brasileiras. A abertura será da banda escocesa Franz Ferdinand.

No estádio do Morumbi, a movimentação de fãs é intensa desde a semana passada. Centenas já estão acampados no local. A população da fila é flutuante: nas cercas de 20 barracas na fila para o portão 2, por exemplo, os fãs se revezam durante dia e noite, entre si, e com amigos ou familiares.

Leia mais

Fãs passam a "Bono" e água na fila para ver U2 em SP
Morumbi arma esquema para U2; confira
U2 segue soberano na cena da música
"Satisfaction" fecha show histórico dos Rolling Stones no Rio

Especial

Confira o especial sobre os shows dos Stones e do U2 no Brasil

Nenhum comentário: