12/12/2005 - 11h20
da Folha Online
Um homem que postou falsas informações na enciclopédia on-line Wikipedia pediu desculpas por seu ato e afirmou que estava "brincando" com um colega de trabalho. Brian Chase, 38, afirmou no site que o jornalista John Seigenthaler, 78, estaria envolvido no assassinato de John Kennedy.
Seigenthaler, ex-editor do jornal "The Tennessean", escreveu um artigo no jornal "USA Today" desmentindo as informações publicadas a seu respeito. "Se houve algum assassinato, foi o da minha imagem", afirmou. O caso colocou em xeque a credibilidade das informações da enciclopédia on-line, que é escrita e editada por internautas de todo o mundo.
"Eu li nos jornais que Seigenthaler estava procurando o responsável pelo post que escrevi. Precisava informá-lo de que o responsável não era alguém com o objetivo de prejudicá-lo. Foi apenas uma brincadeira que teve um resultado muito, muito ruim", afirmou Chase em uma reportagem publicada ontem pelo "The Tennessean".
Ele teria escrito a falsa biografia para "brincar" com um colega de trabalho que conhecia a família Seigenthaler. Depois do incidente, o responsável pelas falsas informações pediu demissão de seu trabalho --ele era gerente de operações de uma empresa de entregas em Nashville.
Chase disse não saber que a Wikipedia era utilizada como uma ferramenta de referências. Segundo a agência de notícias Associated Press, Seigenthaler disse não ter a intenção de processar Chase.
Com agências internacionais
Leia mais
Wikipedia enfrenta crise e deve apresentar mudanças
Em onda de censura, China proíbe acesso à Wikipedia
Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u19383.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário