Filme é baseado em livro de C.S. Lewis
A pré-estréia mundial do filme As Crônicas de Nárnia - O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa acontece nesta quarta-feira com uma grande festa no Royal Albert Hall, em Londres, com a presença de convidados ilustres como o príncipe Charles e sua mulher, Camilla Parker-Bowles.
Estrelas que participaram do filme de 62 milhões de libras (cerca de R$ 233 milhões) da Disney, como Tilda Swinton e James McAvoy, também devem marcar presença no evento.
O auditório do local será transformado em um grande palácio nevado.
O filme, baseado no livro de mesmo nome do escritor britânico C.S. Lewis, é a primeira parte do que os produtores esperam que seja uma nova franquia cinematográfica, a exemplo de O Senhor dos Anéis e dos filmes de Harry Potter.
Magia
A história gira em torno das crianças da família Pevensie, que descobrem um guarda-roupa que é uma passagem secreta para a terra mágica de Nárnia, que vive um inverno eterno.
A voz do personagem central da história, o leão Aslan, é feita por Liam Neeson.
Morto há mais de 40 anos, C.S. Lewis chegou a escrever sobre filosofia, literatura e até ficção científica. Mas nada que tenha dado tanta popularidade a ele como As Crônicas de Nárnia, uma coleção com sete volumes, com o primeiro sendo O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa.
Esse primeiro volume já foi lido por milhões de pessoas desde que foi publicado, em 1950.
Lewis era cristão, e seguidores da religião acreditam que ele tenha escrito a série como uma alegoria da fé cristã, com Aslan representando Jesus Cristo.
Seqüência
O longa chega às telas depois que O Senhor dos Anéis e Harry Potter convenceram os estúdios hollywoodianos de que a literatura infantil britânica é uma fonte promissora de encantamento e lucro.
Nárnia pode se tornar uma mina de ouro para a Disney e seus parceiros nesta produção, a Waldon Media. A coleção ainda tem seis livros para serem adaptados para as telas, se este primeiro decolar.
Se depender da popularidade do autor C.S. Lewis nos Estados Unidos, é isso mesmo o que deve acontecer.
Em Oxford, onde Lewis dava aulas de literatura medieval e renascentista, o guia Ron Brend leva turistas a lugares associados ao escritor.
Brend diz que 90% dos turistas que percorrem a rota de C.S. Lewis em Oxford vêm dos Estados Unidos. Segundo o guia, os americanos são apaixonados pelo escritor.
No Brasil, As Crônicas de Nárnia chegam às telas nesta sexta-feira.
Fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2005/12/051207_narniacl.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário