Reuters
LONDRES - Crianças em idade pré-escolar podem mostrar sinais precoces de distúrbios mentais que podem ser diagnosticados e tratados desde cedo, prevenindo problemas futuros, segundo informou nesta segunda-feira o psicólogo Adrian Angold, da Universidade de Duke, na Carolina do Norte.
Apesar de pequenas, crianças com 2 ou 3 anos de idade podem sofrer de depressão, ansiedade e distúrbio do déficit de atenção e hiperatividade.
- Atualmente, vários os problemas psiquiátricos estão se manifestando e sendo identificados muito mais cedo do que podíamos imaginar - comentou Angold. - Imaginávamos que os casos de início precoce de depressão ocorriam a partir da adolescência, mas, de fato, eles estão aparecendo cada vez mais cedo. Devemos nos preocupar em descobrir que crianças são essas que apesar de ainda tão novinha já apresentam este tipo de problema - completou.
Em um estudo com 307 crianças em idade pré-escolar, baseado em entrevistas com os pais, Angold descobriu que 17% se encaixavam nos parâmetros tradicionais de paciente com desordem mental.
- Algo como uma em cada dez crianças tinha sintomas usados como critério de diagnóstico para algum distúrbio, além de apresentar algum significativo fator de impedimento para levar uma vida normal - disse Angold, que divulgou seu estudo durante um encontro do Instituto de Psiquiatria de Londres.
Os sinais precoces incluem hiperatividade, dificuldade de concentração, agressividade, rompantes e dificuldade de brincar com outras crianças.
http://oglobo.globo.com/especiais/vivermelhor/mat/189438161.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário