21 novembro, 2005

'The Guardian': TV para negros luta contra legado de 300 anos no Brasil

A inauguração da TV da Gente, o primeiro canal de televisão no Brasil voltado para os negros, é tema de uma reportagem de uma página publicada nesta segunda-feira pelo jornal londrino The Guardian.

A reportagem, intitulada “O primeiro canal de TV negro do Brasil enfrenta legado de 300 anos de escravidão”, diz que a estação está sendo considerada um grande passo na luta contra a discriminação racial no país.
Para o jornal, a TV da Gente, que é um projeto do cantor popular Netinho, tem o objetivo de “reduzir as divisões raciais” num país em que “as caras não-brancas são uma raridade na mídia e na política”.
Citado pela reportagem, o veterano ativista de direitos civis americano James Meredith diz que o lançamento da TV da Gente poderá ser “o mais importante desenvolvimento em termos de comunicação para comunidades negras em todo o mundo”.
Meredith diz que, ao contrário dos Estados Unidos ou da África do Sul no passado, o Brasil estabeleceu um sistema de supremacia branca sem sinais óbvios como a segregação ou o apartheid.
Para ele, enquanto os brasileiros não enfrentarem esta realidade, “o legado da escravidão continuará”.
O jornal diz que a idéia da “democracia racial” brasileira criada por Gilberto Freyre é negada pelas estatísticas que mostram a disparidade entre brancos e negros no país.
Um dos dados citados é tirado de um relatório da ONU recém-divulgado e que mostra que os negros ganham salários em média 50% menores que os brancos no Brasil.

Fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2005/11/051121_pressreview.shtml

Nenhum comentário: