30 janeiro, 2006

Especialista da Nasa diz que EUA querem silenciá-lo

30/01/2006 - 09h51
da Efe, em Washington

O principal especialista em mudança climática da Nasa (agência espacial americana) afirma que o governo dos EUA tentou silenciá-lo, segundo publicou ontem o site do jornal "The New York Times".

James Hansen, que dirige há anos o Instituto Goddard para Estudos Espaciais, disse ao "NYT" que a campanha começou depois que pronunciou um discurso no mês passado, pedindo a rápida redução dos gases estufa relacionados ao aquecimento global.

Hansen afirmou que diretores da Nasa deram ordem aos responsáveis de relações públicas do órgão para revisar os textos de suas futuras conferências, assim como suas publicações no site do instituto e os pedidos de entrevistas com jornalistas. O cientista disse ter ignorado as restrições.

Dean Acosta, um dos responsáveis de relações públicas da agência espacial, disse ao jornal nova-iorquino que não há um esforço para silenciar o cientista. "Essa não é a forma como trabalhamos na Nasa", afirmou Acosta, acrescentando que "promovemos a transparência e falamos com os fatos".

O porta-voz disse que as restrições impostas a Hansen são as mesmas dos outros trabalhadores da Nasa, e destacou que os cientistas têm liberdade de falar sobre suas descobertas, mas especificou que as declarações sobre políticas a implementar correspondem aos legisladores e os porta-vozes designados para essa função.

Hansen afirmou não concordar com isso e garante que esse tipo de procedimento impediu que o público entenda corretamente descobertas recentes sobre a mudança climática que chamam a atenção sobre riscos.

Segundo o cientista, existe um esforço premeditado para que não fale sobre o que ele considera claros perigos se não houver a redução das emissões de CO2 (dióxido de carbono), principal gás poluente.

Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u14215.shtml

Nenhum comentário: