24 janeiro, 2006

A viagem dos meus sonhos

Rio, 19 de janeiro de 2006

As muitas faces da Patagônia


Júlia Dias Carneiro

El Calafate, Argentina

Reza a lenda que o nome Patagônia vem de patagónes , como eram chamados os aborígines da região devido a seus grandes pés — no espanhol, o “gón” é aumentativo para “pata”, ou pé. Assim eram, no imaginário dos navegantes europeus, os nativos da porção mais austral da América. A região se estende do Rio Colorado, ao norte, até o Cabo Horn, ao sul, somando mais de um milhão de quilômetros quadrados em solo chileno e argentino. Está explicado: haja pés. Conhecer a Patagônia não é tarefa para uma viagem (nem duas, nem três). A área, que deve ser visitada entre novembro e março (ou seja, primavera e verão), é tão grande quanto variada, com paisagens marcadas por estepes, parques montanhosos com lagos azul-esmeralda, geleiras em atividade, criações de carneiros beirando as estradas ou cenários espetaculares da Cordilheira dos Andes. O roteiro a seguir leva a algumas dessas paisagens — não as únicas imperdíveis da região, mas todas imperdíveis e únicas.





Saiba como planejar sua viagem

Navio pequeno e equipe profissional
A bordo de cruzeiro que parte do Chile, turista tem a chance de chegar bem perto de glaciares
Ushuaia, o começo do fim
Isolamento e contato com a natureza nos canais e fiordes da Terra do Fogo
De campings a hotéis de luxo
Distante 362 quilômetros de El Calafate, reserva no Chile tem trilhas que levam a geleiras
Desvio para El Chaltén
Glaciar Perito Moreno é a atração principal, mas outras geleiras também valem a visita
Diversas opções para explorar a região


Fonte:
http://oglobo.globo.com/jornal/suplementos/boaviagem/189993623.asp


Comentário:



Somente para esclarecer aos leitores, que podem ainda se confundir sobre a origem do nome 'Patagônia'. A explicação da repórter é correta, na etimologia da palavra, mas pode levar a um equívoco para quem hoje lê: que os nativos daquela região tinham pés grandes. O fato é que os nativos homens, realmente eram altos (o nativo que fez o primeiro contato tinha 1,80 m), as mulheres eram baixas se comparadas com os homens.
Eles foram chamados de 'gigantes' pelos primeiros portugueses que lá passaram, na expedição de Fernão de Magalhães, isto em 1520. Mas o fato é que em seus pés, eles usavam um tipo de sapato de peles que os deixavam cerca de 15 cm mais altos, reforçando a idéia de duplamente errônea de 'índios gigantes' (índios por causa do caminho das Índias...)

Informações retiradas do livro:

'Além do Fim do Mundo - A aterradora história da Circunavegação de Fernão de Magalhães' - Editora Objetiva, 2005.


Haroldo Kennedy

Nenhum comentário: