30 setembro, 2009

A maior lua na Terra está aqui


this is the moon
Originally uploaded by polomar
Se você tem medo de uma viagem espacial, mas sempre quis chegar perto da Lua ou como nossos antigos poetas quis presenteá-la a alguém, laçá-la e (como naquele filme em preto e branco), você já tem uma chance boa de realizar seu sonho.

O lugar para realizar seu sonho antigo: Düsseldorf, no local chamado Oberhausen, Alemanha.

Boff e Espinosa uma ligação antiga

Tive a chance de perguntar a Boff se ele tinha lido Espinosa. Ele disse que sim. Mas não demonstrou nenhuma empolgação ao dizer. Mas mesmo assim é interessante que o tenha respondido afirmativamente. Muitos talvez não o fariam.
Freud e Darwin já foram indagados sobre o assunto e fizeram comentários nem um pouco simpáticos a filosofia espinosiana, apesar de visto à luz de hoje, o pensamento de Espinosa ser muito moderno para a época em que ele viveu. Ele foi contemporâneo de Descartes.

Sou capaz de apostar minha pequena biblioteca que tanto Darwin quanto Freud leram Espinosa e dele inferiram muitas idéias. Não tão distante dos dois, a idéia de Leonardo Boff em que vida gera vida e maximiza a vida já foi dita por Espinosa há mais de 300 anos, o que ele chamou de conatus, "'esforço para se conservar na existência'" [Espinosa In Chauí, 2000],

Recomendo a leitura de: Em Busca de Espinosa, de Antônio Damasio, e sua trilogia literária sobre o assunto do cerebro: O Erro de Descartes, e Mistério da Consciência.

Veja no You-Tube um vídeo sobre o pensamento de Espinosa: http://www.youtube.com/watch?v=KMhuVkSDQPs


Festival I Love Jazz

O Festival I Love Jazz foi incrível, muito bem organizado. Começou sempre no horário marcado, em respeito ao grande público que compareceu na Praça Israel Pinheiro, mais conhecida como Praça do Papa, no bairro dos Mangabeiras, aos pés do maior símbolo da cidade de Belo Horizonte: a Serra do Curral.

O festival iniciou-se mesmo na segunda-feira, dia 21 de setembro no Palácio das Artes, entrada paga, os restantes dos dias, a entrada foi franca. Na sexta-feira, segundo dia do festival e o primeiro em local aberto ao público, fui de ônibus. Saí do serviço uma hora e meia antes, achando que estava muito adiantado, mas o trânsito sempre nos faz crer que nunca estamos tão adiantados quanto precisamos, e ao final, cheguei faltando uns 20 minutos para o início, marcado para as 19:00 horas. No sábado fui de carro, cheguei uma hora antes. Cheguei as 16:00 horas. No domingo, o último dia, fui novamente de carro, o trânsito estava ótimo, saí despreocupadamente faltando 30 minutos para às 17:00 horas, quando cheguei, faltavam 10 minutos e ainda encontrei vários lugares vazios nas primeiras filas. Pensei comigo: em show de jazz aja como o jazz, deixe acontecer! Talvez por isto as coisas deram tão certo! Até para estacionar foi incrível, as pessoas que tive a oportunidade de interagir no trânsito estavam muito educadas! Nota 10 para os motoristas!

No próximo ano espero ir no show de abertura, se receber o convite para fazer as fotos, ficarei mais satisfeito. Espero que possam ir até minhas fotos no Flickr para "navegar" nas fotos e sentir um pouco da sensação de estar junto ao palco com cantores. Para os que foram uma oportunidade de recordar e para os que não foram, uma chance de ver e programar na sua agenda do ano que vem a ida neste maravilhoso festival de jazz.

Clique na foto para ir até o site e navegar nos álbuns.

Para ver todo o álbun do Festival I Love Jazz na Praça do Papa, clique aqui:

http://www.flickr.com/photos/hkclebicar/sets/72157622352665391/

25 setembro, 2009

Agora, mãos de cantora

Estas mãos agora, talvez não são mais para esfregar roupas nos rios de Almenara, mas para nos proporcionar um ritmo de seus cantos passados de mães para filhas ao longo dos anos. Estes mesmos cantos que arrefeciam sua labuta diária, agora nos deliciam da nossa labuta. Elas são as protagonistas e nós os espectadores de sua arte.

Quem já lavou muita roupa agora nos lava a alma com seu coro.

19 setembro, 2009

César, garçon da Pizzaria Tarentella

Um cidadão conhecido em Caxambu, o sr. César. Garçon a muitos anos, que agora já perto de sua aponsetadoria. Ele posou para a foto tirada pela minha filha, Maria Eduarda. A pizzaria ao fundo, de portas de vidro em moldura bege e vermelha. Ela anotou num bloquinho o nome dele para agora, seu pai escrever este post em homenagem a quem já serviu muita gente na vida e merece um merecido descanço.

Minha filha e eu adoramos o suco de maracujá servido no Tarentella. A pizza recomendo uma à Marguerita com massa fina, peça para eles usarem o mangericão fresco ao invés do desidratado! Magericão nasce até no vazo da janela...




César, Tarentella Pizzaria waiter.

17 setembro, 2009

Informação é tudo!

Até o catador de latinhas sabe a importância de se manter informado...

Se a latinha vier cheia e geladinha, também dá para matar a sede homeostática...

Ouro Preto


Ouro Preto
Originally uploaded by Haroldo Kennedy
As namoradeiras, originárias de Bichinho, lugarejo próximo ada cidade de Tiradentes.

Rômulo Paes


My life is it...
Originally uploaded by Haroldo Kennedy
"A minha vida é esta, subir Bahia, descer Floresta"

Quando saio para fotografar Belo Horizonte, me sinto um verdadeiro poeta, pelo menos por dentro, e mesmo antes de ter a cidade sob minhas lentes da câmara, ela já estava sob o meu foco, e guadada na minha mente. Aos poucos, vou seguindo aquele roteiro e capturando agora pela minha câmara aquelas que eram imagens mentas, e que agora são compartilhadas com vocês aqui neste blog.

Museu em Ouro Preto


Ouro Preto
Originally uploaded by Haroldo Kennedy
Neste museu em Ouro Preto está toda a história da Casa da Moeda no Brasil nos tempos de colonização portuguesa.

16 setembro, 2009

Parque Municipal com rede wireless


Agora o Parque Municipal de Belo Horizonte e outros locais públicos tem a disposição dos usuários uma rede wireless.

Leia mais no blog do Governo do Minas Gerais:

http://blog.mg.gov.br/bh-digital-implanta-espacos-gratuitos-de-acesso-a-internet/


15 setembro, 2009

Seu Alonso


Seu Alonso
Originally uploaded by Haroldo Kennedy
O senhor Alonso vende seus artesanatos na Praça Carlos Chagas, conhecida também como praça da Assembléia. Ele faz pequenas cadeiras de balança com pregadores de roupas e panelas de pressão de brinquedo com latas de alumínio de refrigerantes.
Quase toda manhã vejo ele lá sentado esperando seus fregueses.

Durante a sessão de fotos, os conhecidos dele diziam: "Aí seu Alonso, está ficando famoso!"

Não vou decepcioná-los, este pequeno blog é muito importante!

14 setembro, 2009

Golden Gate Bridge


Golden Gate Bridge
Originally uploaded by shaletann
Para quem quiser aprender mais sobre o sistema financeiro americano, o papel regulador do estado, e a força do cidadão americano, conheça a história da Ponte de São Francisco, marco histórico, econômico, trabalhista, sindical na história americana, talvez muitos já esqueceram! Naquela época, as instituições financeiras também ficaram com uma grande dívida com o povo americano...

Escrevi este posto depois de ter lido parte do dicurso de Obama sobre a dívida que o sistema financeiro tem com o povo americano, e isto não é de hoje, insisto para que pesquisem sobre como foi a construção desta ponte e vocês entenderam o que lhes digo.

A reportagem no O Globo:

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/09/14/obama-diz-que-bancos-tem-divida-com-povo-americano-que-os-eua-nao-promovem-protecionismo-767597688.asp

O pedido de desculpas a Alan M. Turing

(Manchester. Alan Mathison Turing).

Li hoje nos jornais sobre o pedido de desculpas do primeiro ministro inglês, Gordon Brown para o jornalista que começou com o abaixo-assinado a favor de um pedido de desculpas do governo inglês. Viva, já era tempo!

Ele era homossexual, e teve um tratamento injusto por isso, o que provavelmente o levou ao suicídio. Como por lei ser homossexual na Inglaterra era crime, sua maior contribuição para o fim da guerra como pesquisador e cientista foi a decodificação da máquina Enigma, que gerava códigos secretos nas comunicações alemãs, principalmente nos submarinos.

Um bom filme que tem este tema como trama é o U-571, A batalha do Atlântico, que mostra a captura da primeira máquina enigma pelos ingleses.

Para saber mais:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alan_Turing

http://en.wikipedia.org/wiki/Alan_Turing

Fundação: www.turingfoundation.org

Show de Cindy Lauper


Cindy Lauper`s Show
Originally uploaded by Haroldo Kennedy
Gostei desta foto, principalmente o contraste das cores do palco, em azul, e do público, em amarelo...

12 setembro, 2009

Naná Vasconcelos no IMC


Naná Vasconcelos
Originally uploaded by Haroldo Kennedy
Fui esta semana ao Instituto Moreira Sales que está expondo as fotos de Alécio de Andrade, fotógrafo que morou em Paris na década de 60 e 70 e que pode fotografar todos aquelas mudanças do mundo e que hoje nos afetam diretamente o modo de viver, seja na moda ou na política.
Curiosamente eu vi numas das fotos o Naná Vasconcelos, novinho e magrinho. Aqui na foto ele numa apresentação no Palácio das Artes com o patrocínio da Petrobrás.

11 setembro, 2009

Generosidade


Caxambu
Originally uploaded by Haroldo Kennedy
Durante as minha férias com Maria Eduarda, dizia a ela que meu sonho era construir uma fundação para crianças em Caxambu.
Ela respondeu: "Por que você não constroi?"
Disse-lhe que isto precisaria de dinheiro.

Ela então respondeu-me: "Papai, eu tenho um cofrinho, você pode usar meu dinheiro para começar!".

Este fato não me estranha nem um pouco, pois conheço a capacidade de empatia, a generosidade e sua alta capacidade diplomáticas inatas. Certamente o que faço, o que já fiz, contribuem inequivocamente para o que já é inato permanecer e crescer com suas novas experiências. Não obstruo sua capacidade de refletir e indagar sobre as coisas. Talvez este seria o princípio norteador da minha futura fundação.

Responsabilidade


Maria Eduarda
Originally uploaded by Haroldo Kennedy
Este fim de semana não pude ir a Caxambu ver minha filha. Avisei a ela disto. Na terça-feira lá pelas 19:00 horas liguei para lá, o telefone foi passado para ela. Aquela vozinha rouca atendeu-me, já dizendo que me amava muito. Perguntei-lhe sobre como fora o fim-de-semana, e ela disse que “foi legal, mas sem você aqui não foi tão legal”. Como havia dito que tinha um problema e não poderia ir, e não querendo dizer a verdadeira razão, ela queria saber qual o problema que eu tinha, numa voz que transparecia uma certa aflição. Como tinha visto o noticiário na internet, respondi que a Cemig tinha me chamado para ajudar no restabelecimento da energia onde estava sem, e que tinha muito trabalho. Ela não levou mais que alguns segundos para devolver uma resposta: “Então é por isso que eu posso ficar neste momento na internet?”. Respondi que sim, ela e mais um monte de crianças. Novamente ela me disse: “Papai, tenho um orgulho grande de você trabalhar na Cemig”. De uma forma ou de outra, as crianças nos chamam a responsabilidade, talvez muitos adultos não a mereçam, mas elas sim. Eu gostaria de não decepcionar minha filha. Como posso ajudar (mais) a minha empresa e não decepcionar minha filha?

01 setembro, 2009

Trem de São Lourenço a Soledade de Minas


São Lourenço
Originally uploaded by Haroldo Kennedy
Este senhor entrou na "frente" da lente no momento do clique, vendo que eu tirava foto me pediu desculpas...
Disse que ele e seu deu o toque especial na foto! Se eu pedisse não sairia tão natural. Que bom que aconteceu!

Com a boca no trompete!

Aprecie com moderação!

Do álbum: Gunhild Carling and Jazz Festival Brasil Band

Com a boca no trombone!

Aprecie com moderação.

Do álbum:Gunhild Carling and Jazz Festival Brasil Band

A gente quer ver o baterista!

Dei uma sorte danada em fazer esta foto, pois sempre colocam o baterista no fundo e sem uma plataforma para elevá-lo. Uma dica para todas as produções: a gente também quer ver o baterista! Vocês o tratam como um lavador de pratos de um restaurante, colocam ele escondido atrás dos pratos!
Quando foram apresentá-lo, a luz o iluminou corretamente e me coloquei no espaço entre os objetos que estavam na linha de visada e fiz o clique! Um único clique perfeito!


Do álbum: Kristine Mills and Band