07 fevereiro, 2007

O vício e o altruísmo


Fiz uma historinha abaixo com as duas informações acima, ao mesmo tempo é uma crítica para os cientistas e aos fumantes.

Cientistas descobrem parte do cérebro ligada ao vício

Cientistas americanos disseram que a identificação de uma zona no cérebro que está relacionada à vontade de fumar e outro vícios pode resultar no desenvolvimento de uma cura 'cirúrgica' para dependências nocivas à saúde.

Fonte: ttp://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/01/070126_fumo_ac.shtml

Cientistas descobrem parte 'altruísta' do cérebro

Cientistas disseram ter encontrado a parte do cérebro que determina se uma pessoa será mais egoísta ou altruísta.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2007/01/070122_cerebro_altruismo_crg.shtml


A estorinha:


Um sujeito decidiu parar de fumar assim que seu primeiro filho nasceu.

Ele pensou:

Fumando 5 maços por dia, não chegarei a ver meu filho crescer! Vou ter que parar de fumar.

Lembrou também que apesar de comprar os 5 maços de cigarro, não chegava a realmente fumar todos, já que no seu serviço, muitos colegas pediam um cigarro e ele nunca negava, até mesmo para desconhecidos na rua. Mas estava decidido. Iria mesmo por fim ao seu ato mais incontrolável. Para ter certeza que seu objetivo iria ser alcançado, submeteu-se a cirurgia de desligamento da área de seu cérebro que o estimula ao impulso incontrolável da dependência da nicotina.


Hoje seu filho tem 10 anos, já vai sozinho para a escola, é uma criança bonita e saudável. O que aconteceu com o pai dela? Seus amigos de serviço que lhe pediam aquele cigarrinho de graça estão muito chateados! Vocês acham que eles gostaram da cirurgia no colega? Nem pense nisso! Agora eles o acham o sujeito mais egoísta do serviço! Ele continua comprando os seus 5 maços de cigarro e diferentemente do que acontecia ANTES da operação, por alguma razão não conhecida pelos seus colegas, hoje ele NEGA veementemente a dar algum cigarro para quem quer que seja!

Lá no hospital disseram que desligaram a parte do cérebro que estimulava o seu altruísmo ao invés de desconectar a área do vício da nicotina. Mas eles ainda tem uma dúvida: será que elas tem uma interligação?



Moral da estória:

"Para cada solução aparente, sempre teremos novos problemas para resolver."

ou menos filosoficamente falando:

"O que não tem remédio, remediado está."



Haroldo Kennedy

Nenhum comentário: